Casos de Covid-19 mais do que dobram entre abril e maio em Bela Vista

Foto: divulgação SETI

O total de novos casos de coronavírus mais do que dobrou entre abril e maio em Bela Vista do Paraíso. Em abril, foram 64 novos casos. Já agora, em maio, foram 148. O crescimento foi de 131,25%.

A cidade estava vivendo uma queda nos números. Em março foram 534 casos, caindo pra 64 em abril. Uma queda de 88% atribuída ao lockdown de sete dias realizado de 15 a 21 de março.

Porém, depois dessa grande queda, a situação começou a mudar. Os números começaram a crescer depois que algumas atividades foram liberadas, como a realização de atividades esportivas em grupo e a realização de eventos, inclusive em chácaras. Somou-se a isso o aumento no número de casos que está ocorrendo em todo o Paraná.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Carla Brandão, contou que ainda não se observa aumento na gravidade dos casos. Ou seja, apesar de ter mais casos positivos, não houve aumento no número de transferências e aumento nas urgências e necessidade de intubação de pacientes.

“Não houve aumento na gravidade, mas há mais de uma semana temos sempre dois ou três pacientes internados e com dificuldade de encontrar vaga na nossa regional, que vive um momento dramático”, disse a diretora.

Ela afirmou que, por enquanto, as ações serão de conscientização e intensificação na monitorização dos confirmados inclusive aquele que realizaram testes particulares. “Esperamos que a população se conscientize e evite aglomerações. Vamos continuar acompanhando as medidas restritivas do estado e somente serão tomadas decisões mais drásticas se o número de casos graves aumentar, como vivemos no passado” declarou.

NÚMEROS

Conforme o boletim diário desta terça-feira (1º), Bela Vista tem 1.625 casos confirmados, com 1.527 curados. Também foi informado mais um óbito, de um homem de 56 anos, totalizando 59 mortes por Covid-19 na cidade. Com isso, o total de casos ativos chegou a 35.

O mesmo boletim informa que um paciente de Bela Vista com Covid-19 foi transferido para um hospital de outra cidade. O número de casos suspeitos, aguardando resultados, subiu para 53. Até agora, 1.752 foram descartados.

Entre os casos confirmados, 886 são mulheres (54,5%) e 739, homens (45,5%). Em relação aos óbitos, foram 21 mulheres (35,5%) e 38 homens (64,5%).

CENÁRIO REGIONAL

No acumulado da série histórica, Bela Vista tem um quadro ruim. Conforme o boletim estadual, são 59 mortes pela doença na cidade.

Isso coloca Bela Vista no primeiro lugar em mortes por 100 mil habitantes entre os 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, com 383 casos. Em números absolutos, é o quinto lugar. Já em taxa de letalidade é o sexto lugar, caindo para 3,4%.

Já no total de confirmações, a cidade fica sétimo lugar, com 1.720 casos confirmados no boletim estadual. É a quarta posição no ranking, se considerados os casos por 100 mil habitantes (11.169).