Entenda o novo modelo de boletim da Covid-19 divulgado pela Saúde

Foto: Filipe Muniz

O Departamento Municipal de Saúde implementou, na segunda-feira (24), um novo modelo de boletim diário da Covid-19 em Bela Vista do Paraíso. Algumas informações que eram divulgadas anteriormente não farão mais parte do informativo. Por outro lado, informações novas passarão a constar boletim. Além disso, houve mudança na forma de calcular os dados. Entenda as mudanças abaixo.

A divulgação dos boletins diários esteve suspensa para essa reformulação, além de uma transição no setor de epidemiologia e outros aprimoramentos. O último informativo foi divulgado no dia 18 de maio.

Veja quais os tópicos do novo boletim:

NOVOS CASOS

Casos que tiveram resultado positivo nas últimas 24 horas, entre um boletim e outro. No boletim desta terça-feira (25), foram mais 11 confirmações. No dia anterior, foram 37 novos casos, acumuladas desde 18 de maio.

CONFIRMADOS

Total de casos com resultado positivo desde o início da pandemia. Atualmente, são 1.574.

Novo modelo de boletim. Prefeitura Municipal.

CASOS ATIVOS

Aqui, houve mudanças na forma de contagem. Antes, os casos ativos eram a diferença entre os confirmados, os recuperados e os óbitos. Se continuasse nesta lógica, seriam 26 casos ativos nesta terça. Porém, foram informados 94. É que agora aqueles que estão aguardando resultado em isolamento também entram nessa conta, os chamados “em investigação” (61 nesta terça). Com essa mudança, passaram a ser discriminados os pacientes que estão positivos, ainda não recuperados, que somam 33 atualmente, chegando aos 94 divulgados.

CURADOS

O item “curados” era chamado anteriormente de recuperados. São as pessoas que tiveram resultado positivo e já não apresentam mais sintomas após dez dias de isolamento. Atualmente, somam 1.490.

DESCARTADOS

São as suspeitas que tiveram resultado negativo. São 1.667 nesta terça.

ÓBITOS

Pessoas que faleceram em decorrência da Covid-19, ou das consequências causadas pela doença. Antes, os óbitos só entravam no boletim quando a 17ª Regional de Saúde os informavam ao departamento, o que muitas vezes demorava. Agora, constarão no boletim quando a Covid-19 for a causa da morte na Certidão do Óbito, agilizando a divulgação. Nesta segunda, casos que estavam represados foram incluídos, subindo o total de mortos para 58, mesmo número desta terça.

TRANSFERIDOS

A maior novidade do boletim é a divulgação do total de pacientes transferidos para hospitais de fora da cidade nas últimas 24h. Por enquanto, não houve transferências nesta semana.

O novo boletim também deve apresentar com mais precisão os resultados de testes feitos em farmácias, para que os resultados, positivos ou negativos, sejam contabilizados pelo Departamento Municipal de Saúde.

Nesta terça, Bela Vista completou um ano desde o primeiro caso de Covid-19, confirmado no boletim de 25 de maio de 2020. De lá para cá, foram mais de 1.500 casos confirmados e quase 60 mortos.