Boletim estadual já contabiliza 24 óbitos por coronavírus em Bela Vista

O boletim estadual do coronavírus, divulgado pelo Governo do Paraná, já contabiliza 24 mortes causadas pela Covid-19 em Bela Vista do Paraíso. Três delas foram confirmadas no informe nesta terça-feira (9). A diferença é de cinco óbitos a mais do que os divulgados no boletim municipal.

Essa diferença se dá porque o Departamento Municipal de Saúde espera a 17ª Regional de Saúde confirmar que os óbitos são causados pela doença e podem ser incluídos na listagem do município. Muitas vezes, como em outras ocasiões, essa confirmação demora alguns dias.

Esses cinco casos devem constar no boletim municipal em breve, o que reforça o cenário de aumento de óbitos por coronavírus registrado nos últimos dias. Em 2020, foram nove óbitos. Agora, em pouco mais de dois meses, já são 15, conforme o boletim estadual. Aumento de 166% entre os dois períodos.

Por outro lado, o total de casos confirmados é menor no boletim estadual: 1.074, contra 1.131 do municipal. A diferença pode se dar por causa dos testes realizados em redes particulares, que são informados ao município.

ESTADO

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, nesta terça-feira (9), o maior número de óbitos divulgados em um boletim diário desde o início da pandemia, com exceção de dados retroativos e varreduras de sistema. Foram mais 212 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Estado soma agora 12.711 mortos pela doença.