Saúde realiza cadastro de idosos para vacinação contra a Covid-19 em Bela Vista

Foto: Filipe Muniz

O Departamento de Saúde de Bela Vista do Paraíso está realizando o cadastramento de pessoas com idade superior a 60 anos para o recebimento da vacina contra o vírus da COVID-19. O agendamento da vacinação será feito depois. O cadastramento pode ser feito clicando aqui, ou acessando o site da Prefeitura Municipal.

De acordo com o departamento, o cadastro é de extrema importância para o planejamento da vacinação, que será feita com a quantidade de doses que forem recebidas.

O cadastro é feito em um formulário, que pede nome completo, telefone de contato, data de nascimento, CPF, faixa etária, endereço e se o idoso é acamado.

VACINA

Em vídeo, a diretora do Departamento de Saúde, Carla Brandão, afirmou que a vacinação está acontecendo de maneira lenta e gradativa, por causa da escassez de vacinas, que ocorre em todo o país.

No primeiro momento, Bela Vista recebeu 236 doses, que foram aplicadas. Depois, vieram 130 doses de coronavac, que estão sendo administradas em profissionais da rede privada de saúde da cidade, e em idosos de 89 anos ou mais. Esse grupo já foi imunizado, mas caso alguma pessoa dessa faixa etária tenha fica de fora, basta procurar o departamento, pelo telefone 3242-1545.

Agora, segundo a diretora, ainda restam 50 doses, que devem ser aplicadas em idosos de 88 a 89 anos. A sequência continua conforme novas doses forem chegando. “A partir do recebimento, vamos determinar a população a ser vacina, continuando com os idosos em ordem decrescente”, afirmou ela.

BRASIL

Algumas cidades brasileiras já paralisaram a vacina por causa da falta de vacinas. O problema é enfrentado por capitais, a exemplo de Salvador, Rio de Janeiro e Cuiabá. Também acontece em cidades menores, como as paulistas Rio Claro e São Sebastião da Grama, confome noticiou o El País.

Pressionado, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que haverá a entrega de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até 31 de julho. O calculo leva em conta a compra das vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. Ambas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o ministro ainda em fevereiro serão entregues 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia, e 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. As informações são do G1.