Boletim estadual é corrigido e Bela Vista não tem casos confirmados de coronavírus

Foto: N.Com/Divulgação

O caso confirmado de coronavírus que havia sido incluído, nesta quinta-feira (21), no boletim diário do Governo do Paraná como sendo de Bela Vista do Paraíso já não consta da lista desta sexta-feira (22). A Secretaria da Saúde corrigiu o informe e o caso passou a ser considerado de Alvorada do Sul. Com isso, o município vizinho passa a ter cinco casos confirmados da doença.

A confusão começou na quinta-feira. De manhã, o Departamento Municipal de Saúde confirmou o contágio por coronavírus em um empresário que mora em Alvorada do Sul, mas tem uma loja em Bela Vista. Como informou o TELÉGRAFO, o paciente foi contaminado pelo sogro, que veio do Pará. Ele teria deixou de vir a Bela Vista quando percebeu os sintomas. Ambos estão em tratamento em um hospital de Londrina.

Considerando o protocolo habitual, o departamento afirmou que esse caso não seria computado para o município. Na tarde do mesmo dia, veio a surpresa: Bela Vista constava no boletim estadual como tendo um caso confirmado da doença. Diante dessa situação, o departamento decidiu não considerar o caso como sendo o primeiro confirmado da cidade. Ele não foi incluso no boletim municipal divulgado nesta manhã.

Na tarde desta sexta-feira, a 17ª Regional de Saúde respondeu um questionamento do departamento municipal sobre a situação. “Informamos que reconhecemos este equívoco e já demandamos à Secretaria de Estado da Saúde a correção do boletim”, diz a resposta enviada por e-mail pela Divisão de Vigilância Em Saúde e Assistência Farmacêutica.

O texto segue: “O erro foi ocasionado pelo fato de que no ato da realização do exame por laboratório particular o paciente informou o endereço comercial, tendo sido apurada a diferença e informado a SESA o boletim será corrigido assim que possível. Até que isso ocorra, salvo novas notificações, atestamos que o município de Bela Vista do Paraíso não possui nenhum caso confirmado”.

Anteriormente, a expectativa era de que o caso seria computado na lista do município de residência do paciente. Porém, segundo a diretora do departamento, Ana Paula Ferracin, o empresário preencheu a documentação com o seu endereço comercial.

ATUALIZAÇÃO

Ao publicar a atualização diário, a Agência Estadual de Notícias informou que no boletim desta sexta-feira “dois casos foram excluídos por duplicidade, ambos confirmados por laboratórios particulares: um no dia 16 de maio, como residente em Curitiba, e ouitro no dia 21, como residente em Londrina. Um caso também confirmado por laboratório particular, no dia 20, como residente em Bela Vista do Paraíso, foi transferido para Alvorada do Sul”.

O Paraná tem 2.938 casos confirmados da Covid-19 e 146 óbitos em decorrência da doença. Os dados atualizados constam no informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta sexta-feira (22). Houve aumento em 129 casos e cinco mortes em relação ao informe do dia anterior.

 

*Esta matéria foi publicada anteriormente com o título “Caso já divulgado de coronavírus entra na lista de Bela Vista”, e atualizada às 18:25 de 22/05/2020.