Idosos serão vacinados contra gripe em colégios de Bela Vista

Foto: Filipe Muniz

Começa na segunda-feira (23), e segue até 22 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020. A campanha traz mudanças em função da pandemia do coronavírus. Nesta fase, a vacina será dada para trabalhadores da saúde e idoso acima de 60 anos.

Em Bela Vista, para evitar o transito de idosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacina será aplicada nos colégio Presidente Vargas, em Santa Margarida, e no Jayme Canet, no centro. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

O colégios foram escolhidos porque as aulas estão suspensas e eles são amplos, permitindo ao público ficar separado uns dos outros. De acordo com o Departamento de Saúde, os idosos não precisam ter pressa, nem se aglomerar nos locais. Há vacina para todos. O Paraná recebeu até o momento 522 mil doses da vacina e todos os municípios já estão abastecidos.

“Queremos imunizar o maior número possível de paranaenses para evitar que pessoas adoeçam por Influenza e, principalmente, que não tenhamos óbitos no Estado por causa da gripe. A vacina contra a Influenza não previne contra o coronavírus, mas pode evitar internações decorrentes da síndrome provocada pelo H1N1”, afirma o secretário da Saúde Beto Preto.

ETAPAS E PÚBLICOS

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três etapas, com grupos distintos. Os idosos e profissionais de saúde serão contemplados na primeira fase, no período de 23 de março a 16 de maio, sendo todas as ações dispensadas para atingir a meta de cobertura vacinal deste grupo. Para os idosos acima de 70 anos, acamados ou não, e asilados, a orientação da secretaria estadual às secretarias municipais é para que sejam criadas estratégias de vacinação no domicílio.

A segunda etapa, a partir de 16 de abril, abrangerá professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

A terceira e última fase terá início em 9 de maio, com a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socieoeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

O Paraná tem 1,8 mil salas de vacinas, distribuídas nos 399 municípios. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.

SARAMPO

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada e que a imunização contra a doença seguirá para a faixa etária de 20 a 49, por tempo indeterminado.