Exames de ultrassom passam a ser feitos na rede pública de Bela Vista

O exame de de ultrassom é realizado na UBS do Jardim Bela Vista. Foto: Divulgação

Os moradores de Bela Vista do Paraíso já podem fazer exames de ultrassom no próprio município. O serviço que era ofertado pela rede pública apenas através do Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema), em Londrina, agora será realizado na UBS Augusto Marques de Oliveira Filho, no Jardim Bela Vista.

Os exames estão sendo feitos às quintas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h. De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Ana Paula Ferracin, a ideia é oferecer um horário alternativo para quem trabalha durante o dia, além de encaixar na agenda do médico que se propôs a fazer os procedimentos.

“Ficamos felizes de disponibilizar esse serviço porque é algo que outros municípios não têm. Então vai ser só para minha população, não vou ter uma fila como no Cismepar, que atende vários municípios da região”, disse.

NOVIDADE

Adquirido pelo município em 2014, o equipamento para realizar os exames nunca havia sido utilizado, porque, segundo Ana Paula, “não tinha profissional para manusear o aparelho”. O equipamento é capaz de realizar todos os tipos de exames de ultrassonografia, como de articulações, músculo, rins e vias urinárias, próstata e para gestantes.

A diretora conta que a quantidade de exames desse tipo a que o município tem direito no consórcio não era suficiente para atender a demanda. Por isso, a fila continuava aumentando.Com a disposição do profissional habilitado a operar o aparelho, surgiu a possibilidade de ofertar o serviço no município.

“Compensa muito mais fazer o exame no município do que estar disponibilizando transporte para levar esse paciente para Londrina, que tem que sair de madrugada e enfrentar uma fila muito grande”, afirmou Ana Paula.

Alguns pacientes esperavam pelo serviço desde 2017. Por isso, nesse primeiro momento o setor de agendamento está chamando aqueles que já aguardavam sua vez. A expectativa é de zerar a fila em um mês. Dessa forma, as novas demandas já passariam a ser atendidas com rapidez a partir do mês seguinte, acabando com a espera por esse tipo de exame em Bela Vista.