Bela Vista tem um caso de dengue e um de chikungunya

Foto: Divulgação/ SESA

O município de Bela Vista do Paraíso está com um caso de dengue e um de chikungunya confirmados, segundo o Departamento de Saúde. Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A pessoa infectada pelo vírus da dengue é uma idosa de 61 anos moradora do residencial Pontelo. Já o paciente com chikungunya é um homem de 37 anos, de Santa Margarida.

CORREÇÃO

Dois casos de dengue divulgados em fevereiro pelo departamento e publicados pelos Telégrafo acabaram não se confirmando. Um idoso de 80 anos e uma criança de 5 anos, que seriam os primeiros infectados do ano, já haviam feito o exame IgG/IgM, que deu resultado positivo. Mas o exame de arbovirose, realizado em Curitiba, deu resultado negativo.

Nos casos de dengue e chikungunya divulgados agora, foram feitos todos os exames, segundo o departamento.

EPIDEMIA

O arrastão contra a dengue que estava sendo feito em conjunto por agentes de saúde e de endemias já foi concluído. Agora, os profissionais de endemia realizam o trabalho regular, além do “bloqueio” de quarteirões vizinhos de onde há suspeita de dengue. O arrastão foi realizado após o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) mostrar o maior índice de infestação da história. Se seguir o que foi feito nos últimos anos, a Divisão de Endemias deve realizar um novo levantamento em abril.