Departamento promove palestra sobre saúde do homem em Bela Vista

Homens de todas as idades participaram na noite da última terça-feira (21), de uma palestra com o médico geriatra, Marcos Cabrera. O evento aconteceu no salão social do Rotary Club de Bela Vista do Paraíso e foi organizado pelo Departamento Municipal de Saúde como parte da programação local da Campanha Agosto Azul. Desde 2012 a campanha incentiva ações voltadas à promoção e a prevenção da saúde do homem em todo o Paraná.

Com uma linguagem de fácil compreensão e muito bom humor, o bate-papo discutiu tópicos importantes relacionados à saúde do homem, tais como: a prática de exercícios físicos, bons e maus hábitos alimentares, envelhecimento saudável, qualidade de vida social e também sexual.

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cabrera tem mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela UEL e doutorado em Ciências Médicas, com área de concentração em Cardiologia, pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele também é professor da UEL, titular da disciplina de Geriatria. Reúne experiência na área com ênfase em Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos temas sobre o idoso, envelhecimento, geriatria e gerontologia.

O prefeito de Bela Vista do Paraíso, Edson Vieira Brene, e o chefe do Departamento Municipal de Saúde, Ricardo Krei Bandolin, também participaram do evento.

AGOSTO AZUL

O objetivo do Agosto Azul é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com freqüência, antes que doenças e enfermidades se manifestem de maneira mais grave.

Este ano, a campanha faz um alerta sobre os malefícios do tabaco, um dos principais responsáveis pela morte de pessoas em todo o mundo. A discussão deste tema visa chamar a atenção sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, em todas as idades.

Quem deseja parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e solicitar encaminhamento para um dos 250 ambulatórios especializados em tratamentos contra o tabagismo no Paraná. O tratamento é realizado por profissionais especializados e tem duração de um ano.

Com Núcleo de Comunicação
Fotos: Júnior Bavia/Núcleo de Comunicação