A partir do recadastramento biométrico, que começou a ser utilizado nessas eleições, a Justiça eleitoral redistribuiu os eleitores de Bela Vista do Paraíso de acordo com o seu local de residência. Ao contrário do que acontecia nos anos anteriores, os cidadãos que moram na região de Santa Margarida passaram a votar majoritariamente no Colégio Estadual Presidente Vargas, enquanto os da região de Bela Vista votam no Colégio Estadual Brasílio de Araújo e no Polo Frederico Osaku Leite. A mudança permite analisar o perfil de votação dos eleitores de cada uma dessas regiões.
- ELEIÇÕES EM BELA VISTA: Veja as outras matérias
De olho na disputa do segundo turno das eleições, que acontecem no próximo dia 28, o Telégrafo analisou os resultados obtidos por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) em cada seção de votação da cidade. Também foi possível obter alguns dados sobre como foi o processo que aconteceu no último dia 7.
Bolsonaro x Haddad
A análise dos dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral mostra que o candidato Jair Bolsonaro venceu com vantagem em todas as seções do centro de Bela Vista. Em algumas delas, a diferença ficava em torno de 100 votos. Já em Santa Margarida, Fernando Haddad venceu em nove das 12 seções, como mostra a imagem acima. Porém, a diferença nessas nove seções foi pequena: aproximadamente 13 votos, em média.
O gráfico abaixo soma a quantidade de votos dos dois candidatos e, desse total, calcula a porcentagem obtida por cada um.
O gráfico a seguir mostra quantos votos foram obtidos por Bolsonaro e Haddad em cada um dos locais de votação.
Já os próximos gráficos mostram a quantidade de votos por seção (número no canto esquerdo), separados por local.
Outros dados
Um dos problemas observados durante a votação em Santa Margarida foi a demora nas filas. Alguns eleitores chegaram a desistir. Outros, esperaram por muito tempo. Nas seções 69 e 70, o processo que duraria até às 17h se estendeu para além das 19h. Na 71, também houve demora e a votação foi encerrada após as 18h.
Ainda de acordo com os dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, a média de eleitores por seção foi maior no distrito em relação a Bela Vista. Quando calculado proporcionalmente ao total de eleitores aptos a votar, o número de ausentes no Colégio Presidente Vargas também ficou acima dos demais locais de votação.
A tendência se confirmou nas seções citadas acima, que tinham mais eleitores do que as outras do mesmo local. Nas três salas, a quantidade de eleitores aptos a votar era superior a 370, enquanto nas outras nove o número não passava de 343. A quantidade de ausentes também foi maior nessas três seções.
O gráfico a seguir mostra a quantidade de eleitores aptos a votar em cada local, e o número de abstenções, votos brancos e nulos.
No total do município, Jair Bolsonaro obteve 55,88% dos votos válidos ( 5.071 votos), enquanto Fernando Haddad ficou com 22,68% ( 2.058 votos). 9.988 eleitores compareceram às votações. O número de abstenção ficou em 2.126 (17,55%). Votos em branco somaram 2,69% e nulos, 6,45%.