Datafolha: Bolsonaro tem 40% dos votos válidos; Haddad, 25%;Ciro, 15%

Montagem: Telégrafo

O Instituto Datafolha divulgou neste sábado (6) a última pesquisa de intenções de voto para presidente da República antes do primeiro turno da eleição neste domingo (7). Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 40% dos votos válidos disputa presidencial – descontados nulos e brancos ou indecisos. Fernando Haddad (PT) tem 25% e Ciro Gomes (PDT), 15% Geraldo Alckmin (PSDB) está com 8% e Marina Silva (Rede) e João Amoêdo (Novo) com 3%.

Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2% das intenções de votos válidos. Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota) têm 1% cada um.

O levantamento ouviu 19.536 eleitores em 383 municípios, na sexta-feira (5) e no sábado (6). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

Comparação

Na comparação com a pesquisa anterior, Jair Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima e Fernando Haddad ficou estável. Ciro Gomes oscilou dois pontos percentuais

Rejeição

Em relação à rejeição aos candidatos, Jair Bolsonaro é apontado por 44% dos eleitores que declararam que não votariam de “jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. A rejeição a Haddad é de 41%,

Segundo turno

O Instituto Datafolha fez simulações de segundo turno entre os candidatos com as maiores pontuações. Veja os resultados:

Jair Bolsonaro (45%) X Fernando Haddad (43%). Eles estão tecnicamente empatados.

Em outro cenário, Ciro Gomes teria 47% e Jair Bolsonaro, 43%.