Ibope: Bolsonaro tem 32% das intenções de voto; Haddad tem 23%

Montagem: Telégrafo

Em nova pesquisa do Ibope Inteligência sobre a intenção de votos para a Presidência da República, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 32% e Fernando Haddad (PT) soma 23%. Ciro Gomes (PDT) tem 10%, Geraldo Alckmin (PSDB), 7% e Marina Silva, 4%

João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) registraram 2% cada. Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Brancos e nulos somam 11% e 6% não sabem ou não responderam.

Votos válidos

De acordo com o Ibope, nos votos válidos, descontados nulos e brancos, Bolsonaro atinge 38%, Haddad, 28%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; e Marina, 4%.

Amoêdo tem 3%. Meirelles, Alvaro Dias e Cabo Daciolo, 2%. Boulos tem 1%. Vera Lúcia, João Goulart Filho e Eymael não pontuaram.

Conforme a legislação, se nenhum candidato atingir 50% mais um dos votos válidos, haverá 2º turno.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Evolução dos resultados

Os principais candidatos oscilaram na margem de erro na comparação com a pesquisa divulgada pelo Ibope na última segunda-feira (1º). Bolsonaro passou de 31% para 32%; Haddad de 21% para 23%, diminuindo de 10 para 9 pontos percentuais a diferença entre os dois candidatos nas primeiras colocações.

Ciro oscilou negativamente de 11% para 10%; Alckmin de 8% para 7%; e Marina alcançou os mesmos 4% de intenção de votos.

O número de eleitores que se declaram indecisos passou de 5% para 6% e o total de entrevistados que declaram votar em branco ou nulo oscilou de 12% para 11%.

Rejeição

A taxa de rejeição de Jair Bolsonaro é de 42% e de Fernando Haddad é de 37%.

Segundo turno

Conforme o Ibope, uma eventual disputa em 2° turno entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, o petista teria 43% dos votos e Bolsonaro, 41% – resultado considerado empate técnico por causa da margem de erro da pesquisa. Brancos e nulos somam 12% e não sabem, 3%.

Se o segundo turno fosse entre Ciro e Bolsonaro, Ciro venceria com 46%, Bolsonaro teria 39%, com 13% de votos em branco ou nulo e 3% não declarados.

Alckmin (41%) também supera Bolsonaro (40%). A diferença está dentro da margem de erro. Nessa hipótese, 16% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 3% preferiram não declarar.

Jair Bolsonaro (43%) venceria em um eventual confronto direto com Marina (39%). Nesse cenário, 16% dos entrevistados declaram voto em branco ou nulo e 2% preferiram não declarar.

O levantamento do Ibope foi realizado segunda e terça-feiras (1º e 2 de outubro) e ouviu 3.010 eleitores em 209 municípios. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08245/2018).