Jovem Pan cancela debate após desistência de Bolsonaro

Foto: Sergio Lima/CNI

O Grupo Jovem Pan e o Instituto de Formação de Líderes anunciaram o cancelamento do debate que realizariam na próxima segunda-feira (27). Estavam convidados os cinco primeiro colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Em comunicado, os realizadores afirmaram que o cancelamento ocorreu “em virtude da manifestação de incerteza do candidato Jair Bolsonaro de participar de debates presidenciais e da insistência do Partido dos Trabalhadores em manter a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que está impedido pela justiça de participar desses debates democráticos”.

O clima de incerteza gerado pela campanha de Bolsonaro teve vários episódios. Antes do início da campanha, notícias de bastidores davam conta de que o presidenciável não participaria dos debates. Após a repercussão, o candidato anunciou em vídeo que estaria em todos os encontros.

Após o segundo debate televisivo entre os candidatos, realizado pela Rede TV!, Bolsonaro afirmou ao UOL que não iria ao debate da Jovem Pan. Ele contou que prefere focar nas campanhas de rua: “Várias rádios, televisões [convidam], eu fico honrado com isso, mas acredito que politicamente falando, tendo em vista a minha natureza, o que eu fiz ao longo de quatro anos, é mais produtivo para o nosso objetivo esse movimento que estamos fazendo aqui”.

A informação também foi dada pelo presidente em exercício do PSL, o advogado Gustavo Bebianno. De acordo com ele, se o presidenciável participasse de algum debate, seria “uma exceção.”

Agora, em nova entrevista, Bolsonaro afirmou que iria apenas aos debates televisivos já agendados. Segundo ele, a ideia é participar “dos três da televisão”. “São cinco: TV Aparecida, TV Record, TV Gazeta, Globo e SBT”, informou o repórter do UOL, no que o presidenciável corrigiu: “Então são cinco. [TV] Aparecida me interessa, sim, público cristão. Os outros candidatos vão ficar de saia justa lá. Tem até mais que eu gostaria de ir, mas se eu for, perco esse contato com o povo aqui.”

Pelas declarações do candidato, ele também não deve participar do debate que seria promovido pela revista Piauí e o site Poder360, no dia 18 de setembro, com transmissão pela internet.

Veja a data dos próximos debates na televisão:

  • 9 de setembro: TV Gazeta
  • 20 de setembro: TV Aparecida
  • 26 de setembro: SBT/Folha/UOL
  • 30 de setembro: TV Record
  • 4 de outubro: TV Globo