Policiais evitam fuga e apreendem vários objetos e drogas na cadeia de Bela Vista

Mais uma vez, policiais civis e militares impediram a fuga de detentos da cadeia de Bela Vista do Paraíso. Eles acharam o buraco feito na parede, ao qual aproximadamente 60 presos tinham acesso e poderiam fugir. Também foi apreendida, nas celas, uma grande quantidade de objetos e drogas. O caso aconteceu na tarde deste domingo (7).

Segundo o delegado da 32ª Delegacia de Polícia, Marcos Paulo Rogoni Rubira, a Polícia Civil recebeu denúncia anônima de que os presos poderiam tentar a fuga nos próximos dias. Policiais militares foram chamados por volta das 13h pelo investigador de plantão para averiguar a possível fuga. Foram deslocadas equipes de Bela Vista, Alvorada do Sul e Primeiro de Maio, e agentes do Departamento Penitenciário (Depen).

Os presos fizeram um buraco na parede. Foto: Divulgação

RECEBA AS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP
envie #Telégrafo para 98851-7034

Durante as buscas, foram encontrados alguns potes de cimento, o que levou os policiais a perceberem reparos recentes feitos nas paredes. Assim, eles acabaram encontrando um esconderijo com drogas e objetos. Foram apreendidos 2kg de maconha, mais de 40 aparelhos celulares, baterias, carregadores, serras, talheres, ferramentas improvisadas e outros objetos.

O delegado, que assumiu a delegacia há menos de um mês, disse que ficou surpreso com o que foi encontrado. “Tinha até balança de precisão e vários aparelhos celulares, o que indica que os presos, dentro da própria delegacia, estavam comercializando drogas, então tinha, realmente, um ponto de venda de drogas dentro das celas. Infelizmente, foi isso que pudemos constatar. Foi uma quantidade muito surpreendente para mim, também”, afirmou Rubira.

Ele explicou que como a delegacia está no meio da cidade e foi projetada para ser uma casa, é fácil transferir objetos para o local. “Basta que um adolescente suba pelo muro e entregue qualquer objeto para os presos. O prédio da delegacia é muito próximo do vizinho e é muito fácil o acesso, então com uma mão [o adolescente] entrega. Infelizmente, é uma condição difícil [para a Polícia Civil]”, disse.

Ele lembrou que a cadeia de Bela Vista já foi interditada há alguns anos pelo Tribunal de Justiça, mas nada mudou. “É por isso que essa delegacia encontra-se interditada, porque ela, de fato, não tem condições nenhuma para ser um local de execução de pena. Mas por uma ineficiência do estado, falha na aplicação de recursos – não estou falando do governo A ou B, mas um problema de corrupção que o país enfrenta – verbas que eram destinadas para as várias áreas da segurança pública acabam sendo desviadas”, avaliou.

Segundo o delegado, a cadeia tem capacidade para manter aproximadamente 20 detentos, mas está com 78.

EVITADA

No mês passado, os policiais já haviam evitado uma tentativa de fuga que contou com ajuda externa. Na ocasião, um jovem de 16 anos pulou para dentro da delegacia para ajudar os presos a fugirem. A ação foi percebida pelo investigador de plantão, que acionou a Polícia Militar. Relembre o caso clicando aqui.