Polícia do Rio apreende arma capaz de furar blindagem de carro-forte

Foto: Divulgação

A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) apreendeu, nesta quarta-feira (19), o maior armamento já registrado no estado do Rio de Janeiro.

Trata-se de uma uma metralhadora Browning.50. A arma é capaz de furar a blindagem de carro-forte e aeronaves e mede 1,68 metro e pesa 38 quilos. Ela dispara de 400 a 600 tiros por minuto, tendo uma precisão que alcança 1,5 quilômetro (km).

A metralhadora conhecida como ponto 50 é uma arma de guerra.  Na ação, dois homens que estavam com a arma foram presos. Essa metralhadora estava na favela da Rocinha, zona sul do Rio, há alguns meses e estava sendo negociada por R$ 200 mil para traficantes da comunidade Fallet Fogueteiro, no Rio Comprido, região central da cidade.

De acordo com o delegado Delmir Gouveia, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, responsável pela apreensão, outras metralhadoras calibre ponto 50 já foram apreendidas no Rio, mas essa é a primeira vez que uma arma dessa marca, de guerra, usada pelo Exército norte-americano, foi encontrada com o crime organizado.

O policial informou que os agentes vinham monitorando a arma que estava na favela da Rocinha há alguns meses.

Poderio da arma

O calibre do armamento bélico é o mesmo usado na emboscada que resultou na morte do traficante brasileiro Jorge Rafaat Toumani, conhecido como Rei da Fronteira, em julho de 2016. O criminoso foi morto na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, fronteira com o Brasil. Ele estava em um carro blindado que não resistiu à potência do tiro.

A metralhadora Browning ponto 50 é utilizada como arma antiaérea, terrestre e, também, naval. A preferência por essa arma baseia-se na sua versatilidade em combate, por causa da configuração de sua munição, que pode ser perfurante, explosiva, traçante (munição que contém uma pequena quantidade de fósforo que se incendeia durante o disparo com o objetivo de direcionar e iluminar o alvo. É usada para localizar o inimigo durante um ataque), incendiária e perfurante contra blindagem. Esse tipo de arma, com pequenas atualizações, continua sendo usada pelas Forças Armadas norte-americanas.

*Com Sputnik Brasil e Agência Brasil