Sobe para 43 o número de mortos do desabamento da ponte de Gênova

O número de vítimas após o recente desabamento da ponte de Morandi, em Gênova, na Itália, subiu para 43 neste sábado (18). Durante o dia, a mídia local reportou a morte de uma das pessoas que ficaram gravemente feridas no acidente.

De acordo com a rede de notícias RaiNews24, um motorista de 36 anos da Romênia morreu em um hospital de Gênova, aumentando assim o número de mortos.
Com isso, nove pessoas permanecem hospitalizadas, sendo que oito delas estão em estado crítico.

Embora ainda não exista confirmação oficial por parte da Delegação de Governo de Gênova, os dados de Proteção Civil indicam que não há mais pessoas entre os escombros.

A Itália declarou luto nacional neste sábado (18). Mais cedo foi realizado um funeral público para 19 pessoas que morreram no desabamento, incluindo um menino de nove anos. Os profissionais que trabalharam ininterruptamente no resgate foram aplaudidos durante a cerimônia.

O presidente italiano Sérgio Mattarella, o primeiro-ministro Giuseppe Conte, os vice-presidentes Luigi di Maio e Matteo Salvini e outras autoridades do governo também estiveram presentes.

Eles também foram aplaudidos por terem decidido, após o acidente, revogar a concessão de gestão das estradas da Autostrade per L’Itália. O governo italiano acusa a empresa pela tragédia por supostamente não cumprir com a obrigação de fazer a manutenção da ponte.

Indenização

Também neste sábado, o diretor executivo da concessionária de rodovias Autostrade per l’Italia, Giovanni Castellucci, anunciou a criação de um fundo inicialmente com 500 milhões de euros para compensar as pessoas que foram afetadas pelo desmoronamento da ponte Morandi na terça-feira passada.

Castelucci e o presidente da Autostrade, Fabio Cerchiai pediram “perdão” para caso não tenham sido capazes de mostrar solidariedade e luto pelos 43 mortos no incidente. Os empresários anunciaram que os recursos serão gerenciados pela prefeitura de Gênova, para indenizar as pessoas que precisaram ser desalojadas.

De acordo com os diretores da Autostrade, que pertence ao conglomerado Atlantia, o trecho quebrado da ponte, vital para a circulação no noroeste do país e na cidade, poderá ser reconstruído com uma nova ponte de aço em oito meses.

Relembre o caso

Foto: Vigili del Fuoco

A queda de um trecho da ponte Morandi, de 1.182 metros de extensão e 90 metros de altura, ocorreu por volta do meio dia (horário de Brasília) da última terça-feira (14). Várias equipes de bombeiros, da defesa civil e profissionais de saúde trabalhavam na retirada dos escombros no resgate de possíveis sobreviventes.

A ponte passava sobre uma área urbana, com prédios residenciais, comerciais e outras vias. Cerca de 50 pessoas tiveram que deixar suas casas. O fornecimento de água e gás foi cortado na região. Uma investigação foi aberta para apurar as causas do acidente.

*Matéria atualizada às 20h
*Com Sputnik Brasil e Agência Brasil.