Promotora se aposenta e Ministério Público de Bela Vista tem novo titular

Fotos: Filipe Muniz e Rádio Cabiúna.

A Promotoria do Ministério Público (MP) de Bela Vista do Paraíso tem um novo titular. O promotor de justiça Pedro Gabriel Hayashi Almeida Machado assumiu, nesta segunda-feira (21), o cargo que era ocupado pela promotora Ana Maria de Oliveira Santos, que se aposentou.

Santos estava na carreira do MP há 22 anos, desde 23 de junho de 1998. Foi titular em Chopinzinho, Marilândia do Sul, Sertanópolis e Assaí antes de ser transferida para a Comarca de Bela Vista – que inclui Alvorada do Sul – onde trabalhou desde 4 de abril de 2014.

Pedro Machado ingressou na carreira há seis anos, em 10 de março de 2014. Era o 2º promotor da Comarca de Bandeirantes, desde 29 de novembro de 2019, e foi removido, a pedido, para substituir a promotora em Bela Vista, onde também atua o promotor substituto Diego Freitas Rodrigues dos Santos.

Machado trabalhava em uma comarca mais populosa, onde as atribuições eram divididas entre duas promotorias. Para ele, ser o único titular de uma comarca com promotoria única é um desafio maior.

“Trata-se de uma promotoria que tem em suas atribuições todas as áreas a cargo do Ministério Público, que envolvem desde a área criminal, passando pela proteção do patrimônio público, meio ambiente, habitação e urbanismo, saúde e infância e juventude, dentre outros”, escreveu ao Telégrafo.

Questionado sobre o que muda na Promotoria com a sua chegada, ele afirmou que, apesar de cada promotor ter independência funcional, todos buscam agir de acordo com o perfil constitucional do Ministério Público.

“Cada comarca e cada cidade possui suas próprias peculiaridades, de modo que, num primeiro momento, será necessário ver quais as áreas mais essenciais em cada local e, assim, melhor direcionar a atuação ministerial”, concluiu o promotor.