Conheça os melhores bairros para visitar quando viajar a Curitiba

Foto: Pixabay

A capital paranaense é aquele tipo de destino que você provavelmente vai precisar de alguns dias a mais de visita se quiser conhecer pelo menos os principais pontos turísticos da cidade.

Quando você estiver planejando uma viagem para Curitiba e quiser aproveitar boas atrações turísticas, ainda que não consiga ver todas, basta ler este texto até o fim e conferir alguns dos melhores bairros para quem está turistando pela cidade.

Cabral

No momento em que se pensa em apartamentos para alugar no Cabral para turistas, referências como o refinado clube Graciosa Country Club e a Igreja Bom Jesus vêm à cabeça do paranaense.

A igreja é uma das mais antigas de Curitiba e já no século XVIII já abrilhantava o cenário curitibano com a sua imponente presença religiosa e cultural. Para quem gosta de fazer turismo religioso, esse é um bom local para se visitar.

Já o Graciosa Country Club foi construído no ano de 1927 e à época era chamado de “Sport Clube Germânia”, sendo hoje um ponto de encontro consagrado da alta sociedade de Curitiba com os seus pouco mais de 235 mil metros quadrados.

O Graciosa Country Club foi construído com a chegada à região de imigrantes europeus, sobretudo alemães, o que acabou gerando também o aumento na demanda por mais oferta de apartamentos para alugar no Cabral.

Centro Cívico

Se existe um bairro que turistas de primeira viagem em Curitiba não podem deixar de visitar é o Centro Cívico. Na região é possível visitar, por exemplo, o Palácio Iguaçu, inaugurado em 1954 e um dos marcos da arquitetura moderna no Centro Cívico de Curitiba.

O Palácio Iguaçu é caracterizador de uma inovadora experiência de criação de um centro cívico no Brasil (inspirado nos “civic centers” dos Estados Unidos) e teria inspirado inclusive o presidente da República Juscelino Kubitschek para a construção de Brasília, ocorrida anos depois.

Hoje, no Palácio Iguaçu, funciona a sede do Governo do Paraná, e ao lado do prédio é possível ainda ver o painel Rio Iguaçu, criado pelo pintor paranaense Rogério Dias, com 50 metros de extensão.

O painel trata-se de um mural de azulejos que remontam à expedição de 1542 de D. Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, descobridor das Cataratas do Iguaçu, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Paraná e de todo o Brasil.

Alguns dos outros pontos turísticos que vale a pena conhecer no Centro Cívico são o Museu do Holocausto, o Memorial Árabe, o Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho), o Passeio Público, o Bosque do Papa e o Café do Viajante, repleto de fotos de viagens.

Portão

Um dos pontos turísticos históricos que podem ser encontrados no Portão é a Escola Municipal João XXIII, primeiro colégio municipal de Curitiba, inaugurado no ano de 1963.

Outro motivo para amantes da história quererem alugar apartamentos no Portão é que há ainda o Live Curitiba, antigo Curitiba Master Hall, tradicional casa de shows da cidade com capacidade para 3.400 pessoas que já recebeu shows diversos de bandas internacionais e nacionais.

No bairro há igualmente o Portão Cultural, que abriga a Casa da Leitura Wilson Bueno, o MuMA (o Museu Municipal de Arte de Curitiba), o Auditório Antônio Carlos Kraide, o Cine Guarani e um Centro de Arte Digital.

Centro

Outra opção além de alugar apartamentos no Portão é alugar no Centro. Uma curiosidade é que muitas pessoas de fora de Curitiba costumam achar que Centro Cívico e Centro são o mesmo bairro, porém são bairros diferentes da capital paranaense. Porém, se há algo semelhante em ambos é a grande quantidade de pontos turísticos.

No Centro é possível visitar, por exemplo, o Largo da Ordem, onde é possível encontrar vários marcos históricos de Curitiba e ainda dá para experimentar a Carne de Onça e o Submarino do Bar do Alemão.

Há ainda a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, com pinturas, artigos de decoração, roupas, bijuterias, bolsas, lembranças da cidade, livros, entre outros.

O Mercado Municipal de Curitiba também é localizado no bairro do Centro, onde são comercializados desde carnes e peixes a produtos orgânicos, picolés asiáticos, doces, frutas, chocolates, artesanato e outros artigos para presente.

No Paço da Liberdade, prédio histórico onde já funcionou a Prefeitura de Curitiba, sempre há programações como palestras, cursos e oficinas de assuntos diversos que sempre atraem um público grande.

Finalmente, há também no Centro o Teatro Guaíra, referência em espetáculos teatrais e de shows em toda a região Sul do Brasil. O centro cultural é inclusive o local oficial do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Jardim Botânico

O nome do bairro é o mesmo de um dos mais visitados pontos turísticos de Curitiba. Criado à semelhança dos jardins das França, tem um tapete florido na sua entrada e abriga espécies botânicas diversas que são referência nacional.

Essas espécies botânicas são abrigadas em uma estufa em estrutura metálica que, aliás, é a grande identidade do Jardim Botânico de Curitiba, juntamente com uma belíssima fonte d’água.

No local há ainda o Jardim das Sensações, que se trata de uma trilha de 200 metros de extensão na qual o visitante, de olhos vendados, percorre o seu entorno a fim de poder conhecer com os seus demais sentidos as plantas e as paisagens naturais da região.

Outros bairros interessantes

Além dos bairros já citados, vale a pena conhecer Abranches, onde está abrigada a belíssima Ópera de Arame, e Taboão, onde fica o Parque Tanguá, o mais famoso parque de Curitiba entre os viajantes que passam pela capital paranaense.

Para quem gosta de ver as coisas do alto, no bairro das Mercês é possível ter acesso à Torre Panorâmica, onde do alto de quase 110 metros de altura você pode ter a oportunidade de ver a cidade de Curitiba a uma visão privilegiada de 360 graus.

Se você curte agitação, uma das casas noturnas mais conhecidas da capital e do mundo pode ser encontrada no bairro do Batel: o Hard Rock Café Curitiba, onde uma das maiores coleções de itens originais do rock e vários pratos americanos em um ambiente bastante animado para todos.

Por fim, para os amantes da natureza que queiram ver um pouco de natureza, é só fazer um passeio de trem a Morretes, numa ferrovia em meio à Mata Atlântica mais preservada de todo o Brasil. Não é à toa que Curitiba é considerada a Capital Ecológica do Brasil.