Servidores invadem Assembléia Legislativa do Paraná contra mudanças na previdência

Um grupo de servidores do Estado que protestava contra mudanças na previdência estadual invadiu a Assembléia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (3). A casa legislativa tinha segurança reforçada, mas ainda assim os manifestantes lotaram o prédio.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, suspendeu a sessão, mas reabriu por volta das 15 horas, quando o Plenário foi cercado por policiais. Logo depois, os servidores ocuparam as galerias e o hall atrás do plenário. Em clima de tensão, a sessão foi suspensa novamente pouco depois das 15h10.

Traiano havia determinado a entrada de 250 pessoas nas galerias, mas os servidores não concordaram. Com a invasão, até mesmo os corredores ficaram ocupados.

A Polícia Militar usou spray de pimenta e cassetetes para conter a entrada dos servidores. Uma porta foi quebrada durante a confusão. Segundo o Fórum das Entidades Sindicais (FES), dois professores ficaram feridos.

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) encaminhado à Assembleia pelo governado Ratinho Jr. segue os moldes da reforma que foi aprovada pelo Congresso Nacional. Entre as mudanças estão o aumento na contribuição, de 11% para 14%, e a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

*Com informações do G1, TN Online e Gazeta do Povo.