Ministério Público denuncia prefeito de Rolândia e outros 18 envolvidos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rolândia

O Ministério Público do Paraná propôs nesta quarta-feira (10) denúncia criminal contra 19 pessoas por envolvimento em diversas ilegalidades na Prefeitura de Rolândia (a 58km de Bela Vista do Paraíso). Estão entre os denunciados o prefeito da cidade, Luiz Francisconi Neto, cinco secretários municipais (Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Infraestrutura), dois procuradores jurídicos e empresários. O MPPR sustenta que os requeridos estão envolvidos na prática de 35 crimes, como organização criminosa, corrupções ativa e passiva, fraudes em licitações, falsidades ideológicas, lavagem de dinheiro e crimes de responsabilidade, entre outros.

As ilegalidades foram apuradas na Operação Patrocínio, deflagrada em setembro pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), do MPPR. A pedido dos agentes ministeriais responsáveis pela investigação, o gestor municipal e os secretários foram afastados dos cargos preventivamente, conforme liminar da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná.

De acordo com o MP, foi identificado no município um esquema criminoso que envolvia o recebimento de propina para alterações injustificadas de contratos com empresas, superfaturamento de contratos, fraude em licitações, uso indevido de dinheiro público e outras ilegalidades.

*Do Núcleo de Comunicação do MPPR