PM de Bela Vista começa a adotar modelo de proximidade com comerciantes e a comunidade

Foto: Telégrafo

O destacamento da Polícia Militar (PM) de Bela Vista do Paraíso está implementando um modelo de policiamento de proximidade com comerciantes e a população em geral. A novidade acontece após Bela Vista se tornar parte da 4ª Companhia Independente da PM, com sede em Londrina. Os comerciantes farão parte de grupos no WhatsApp e uma conta no aplicativo foi disponibilizada para receber denúncias.

Em entrevista ao TELÉGRAFO, o comandante da 4ª CIPM, major Marcos Tordoro, explicou que o policiamento de proximidade é uma estratégia que está sendo trazida ao município. “Estamos conversando com todos para entender como o policiamento acontece e como pode melhorar, com base nos conceitos que já aplicamos”, afirmou.

Uma das novidades é o contato direto com comerciantes locais, que começou a ser feito nesta quinta-feira (29). O comandante da PM de Bela Vista, 3º sargento Edgar de Lima Filho, esteve nos estabelecimentos acompanhado de outros policiais. Após esse primeiro contato, os comerciantes serão incluídos em grupos do aplicativo de mensagens, como explicou o major em vídeo exclusivo. Assista:

“Os grupos são um canal para interação e troca de informações, como sobre veículos suspeitos, imagens de suspeitos de furtos em lojas…”, afirmou Tordoro. Os integrantes, no entanto, devem estar atentos às regras. Não serão autorizados o envio de emojis, figurinhas, notícias e fofocas ou conteúdo de teor religioso ou partidário.

CONTATOS

O major também lembrou que o grupo não deve ser usado para emergências. Nesses casos estão disponíveis os telefones 190, o (43) 3242-1708 ou o (43) 3242-3496.

Outra novidade trazida pela 4ª CIPM foi a disponibilização de um número de WhatsApp exclusivo para denúncias. É o (43) 98843-7689.

Além de apostar no contato direto com a comunidade, a PM também vai reforçar o policiamento. Em vez de uma, a cidade terá duas equipes trabalhando diariamente. A presença da Rotam e da P2, serviço reservado de inteligência, já é constante. As equipes passam pelos municípios de sua abrangência e estão próximas para quando necessário.