Livro sobre a história do teatro municipal Geraldo Moreira está à venda no Sesc

Foto: Filipe Muniz

Escrito para contar a história do Teatro Municipal Geraldo Moreira, o livro “14-Bis Paranaense – O teatro que mudou a história de Bela Vista do Paraíso” está sendo vendido pelo Sesc Bela Vista do Paraíso. Os exemplares podem ser adquiridos na unidade, que fica na praça Brasílio de Araújo Filho, nº 41, pelo valor de R$ 25.

De autoria da jornalista Larissa Grizoli, o livro também conta a história do surgimento da cidade, com o café como base do desenvolvimento local e regional, as manifestações culturais, a construção do Teatro Geraldo Moreira e seu abandono.

A obra foi baseada em uma extensa pesquisa histórica que conta a trajetória do grupo amador de teatro comandado por Geraldo Moreira. Também resgata a transformação do prédio quando de sua cessão ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

A unidade Sesc de Bela Vista do Paraíso é um prédio histórico inaugurado em meados de 1960, e foi um marco para a cidade tanto culturalmente quanto arquitetonicamente, pois o prédio tem o formato do avião 14-Bis. O edifício também abrigou a Biblioteca Municipal e o Museu Gecy Fonseca. O prédio foi doado ao Sesc PR em 2017.

Além das autoridades municipais, dois personagens importantes que contribuíram para o início do Museu do Teatro e também ganharam seus exemplares do livro: Nelson Serafim, integrante do grupo amador de teatro da época, e Junia Moreira, filha de Geraldo Moreira. Ambos doaram a maioria das peças e fotos que compõem o museu, inclusive com uma peça de vestimenta, placas de homenagens e documentos históricos.

 

SERVIÇO

Livro “14-Bis Paranaense – O teatro que mudou a história de Bela Vista do Paraíso”.
Preço: R$ 25.
Onde comprar: no Sesc Bela Vista (praça Brasílio de Araújo Filho, nº 41).
Atendimento: de terça-feira a sábado, das 09h às 21h.
Forma de pagamento: dinheiro ou cartão de crédito ou débito.

 

Da Redação Telégrafo, com assessoria Sesc PR