Retorno das aulas presenciais nos colégios estaduais é prorrogado para março

Foto: Filipe Muniz

O Governo do Estado do Paraná prorrogou para 1º de março o retorno presencial das aulas nos colégios estaduais. Haverá um modelo híbrido, com redução e revezamento de alunos nas salas. Nas escolas municipais, as aulas já retornaram de forma virtual, com o retorno presencial suspenso até 28 de fevereiro.

Até então, os colégios de Bela Vista já se preparavam para o retorno das aulas presenciais no dia 18. O clima, porém, era de incerteza, porque havia a possibilidade de mudanças. O que não mudou foi a data do início do ano letivo, que começará efetivamente no dia 18, com um reforço escolar na rede estadual de ensino, revendo conteúdos prioritários apresentados aos alunos no formato online em 2020.

DATAS

No mesmo período, entre 18 e 28 de fevereiro, as escolas vão abrir para toda a comunidade escolar, com um espaço de treinamento para profissionais da Educação e acolhimento aos pais, responsáveis e estudantes, para melhor compreensão das medidas que serão adotadas dentro das instituições de ensino durante a pandemia.

A partir de 1º de março começará o modelo híbrido, com parte dos alunos nas escolas de forma presencial e os demais de casa, acompanhando as aulas de maneira remota. O modelo será iniciado já com os resultados do período das atividades diagnósticas do fim de fevereiro, ou seja, os professores vão saber quais conteúdos deverão ser reforçados e os principais pontos de atenção a serem abordados em sala de aula para garantir um maior nivelamento dos estudantes.

“Nosso plano já previa alguns dias de treinamento. Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, cujo pagamento será antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo. Consideramos que é prudente esperar até o dia 1º de março para diminuir ainda mais os riscos”, destacou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.