Representando a região, teatro da APAE de Bela Vista se apresenta em Cascavel

Foto: Divulgação

O grupo de teatro da escola Maria Mendes Valente, a APAE de Bela Vista do Paraíso, foi o representante do conselho regional de Londrina na categoria artes cênicas do XI Festival Estadual Nossa Arte. O evento aconteceu em Cascavel (PR) entre os dias 20 e 24 de maio. Na apresentação realizada na quarta-feira (22), o grupo encenou “O Ciclo da Vida”, cena do clássico “O Rei Leão”.

A APAE de Bela Vista foi escolhida para representar o conselho após uma competição regional realizada em outubro de 2018, na qual saiu campeã. Agora, competiu com outras 25 cidades na categoria artes cênicas. “As APAEs têm um trabalho muito bom, de muito profissionalismo em tudo aquilo que fazem. Tinha ótimos espetáculos, assim como o nosso. Fomos muito aplaudidos e temos um espetáculo muito bom”, afirmou a diretora da escola, Kátia Mesquita.

O grupo bela-vistense é composto por 15 alunos da instituição, que viajaram para Cascavel com cinco acompanhantes. Eles permaneceram no evento durante toda a semana. “Foi uma oportunidade dos nossos alunos conhecerem um teatro municipal maravilhoso, interagirem com alunos de outras escolas e terem uma experiência de vida bastante diferente”, disse a diretora.

De acordo com ela, a montagem da peça – fantasias, adereços, cenários e coreografias – começou há um ano e foi feita pela própria escola, com o envolvimento de alunos e professores. “Os alunos se envolvem totalmente, participam dos ensaios, ajudam em tudo o que é necessário… É um momento de grande aprendizagem para eles”, avalia. Com este evento, já somam quatro as apresentações dessa cena realizadas pelo grupo, duas delas em Bela Vista.

O Festival Estadual Nossa Arte acontece a cada três anos. Cada um dos 27 conselhos regionais leva representantes para apresentações nas categorias de música, artes cênicas, dança folclórica e dança contemporânea, além das mostras de artesanato, artes visuais e literatura. Os classificados na edição estadual vão participar do Festival Nacional Nossa Arte, que este ano será em Manaus (AM), em novembro. A lista dos classificados pode ser conferida aqui.