Creches de Bela Vista fazem exposição sobre Dia do Índio

As duas creches geridas pela Associação de Assistência Socioeducacional de Bela Vista do Paraíso (ABASE) fizeram uma exposição em alusão ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. Na tarde desta quarta-feira (17), os pais das crianças puderam prestigiar as exposições sobre a cultura indígena. O trabalho tratou da dança e música, as comidas típicas, a moradia, vestuário e a história.

As crianças receberam pinturas facial e vestimentas. Foram feitas algumas ocas com folhas de bananeira ou tecido. Em algumas mesas, foram colocadas algumas comidas associadas à cultura indígena, como a mandioca, urucum, milho, abóbora, dentro outros.

De acordo com o diretor do Centro de Educação Infantil Drª Martha Silva Gomes, José Fernando Gonçalves, é a primeira vez, desde que a ABASE está gerindo as instituições, que os pais são convidados para ver os projetos. “Foi gratificante porque a gente nunca tinha feito nada aberto para os pais estarem acompanhando os seus filhos”, disse. Segundo ele, a ideia é promover mais projetos do tipo e, eventualmente, abrir para visitação de alunos de outras escolas do município. A creche atende aproximadamente 120 crianças de seis meses a cinco ano.

No Centro de Educação Infantil Anita Canet, em Santa Margarida, são atendidas aproximadamente 275 crianças de seis meses a seis anos. A diretora do local, Juliana Kelen Barros, destacou a expectativa das crianças em saber se os pais vão comparecer. “Elas ficam na expectativa. ‘será que meu pai vem? minha mãe vem?'”, relata.

A presidente da ABASE, Tatiana Pilegi Senedese, afirmou que esses trabalhos são importantes para promover a interação entre a escola e as famílias. “Daqui para frente vamos fazer vários outros projetos e a participação dos pais é muito importante”, concluiu.