Fazenda de energia solar com 11 mil placas será construída em Bela Vista

Cerca de 11 mil placas de geração de energia solar serão instaladas em uma área de 70 hectares do Jardim Bela Vista, em Bela Vista do Paraíso. É o local definido pela empresa GreenYellow para construir uma fazenda fotovoltaica que vai atender a uma empresa de telefonia.

Essas 11.043 placas devem gerar 6950 Megawatt-hora anualmente, o que seria suficiente para abastecer 3.575 residências por ano. Assim, evita a emissão de 810 toneladas de CO2 no meio ambiente.

Conforme a empresa, o projeto está na fase de elaboração e aprovação da concessionária. Ele deve ser concluído em um ano, com as obras durando em torno de quatro a seis meses. A previsão de entrega da fazenda solar é para o segundo trimestre de 2022.

Como a GreenYellow é baseada em São Paulo, ela subcontrata empresas especializadas. Segundo a empresa, o projeto deve gerar empregos em Bela Vista. Alguns na obra e outros na manutenção da planta, que vai precisar de limpeza frequente das placas, reparos técnicos e segurança 24 horas por dia.

COMO FUNCIONA

De origem francesa, a GreenYellow está no Brasil desde 2013, onde já executou projetos em vários estados. Ela projetou e vai construir a fazenda solar em Bela Vista após assinar, com a empresa de telefonia Oi, um contrato que costuma ter vigência de dez a quinze anos.

Quando tudo estiver pronto, a fazenda será conectada na rede de distribuição da Copel.

Ou seja, a energia produzida nessa planta não vai diretamente para torres de transmissão e imóveis da empresa de telefonia. Ela entra na mesma rede que alimenta residências, comércios e indústrias da região.

Nesse sistema de geração distribuída, existe um sistema de compensação. Assim, a Oi tem direito a consumir o equivalente ao que ela produziu em energia solar. E não precisa consumir em Bela Vista, já que esses créditos podem ser descontados em qualquer unidade da Oi que esteja na área de abrangência da Copel. Ou seja, em 394 municípios do Paraná.

Para a gerente de marketing da GreenYellow, Marília Damião, a vantagem principal desse sistema é a sustentabilidade, por ser uma energia limpa.

Além disso, o cliente que vai utilizar os créditos gerados pela fazenda solar terá previsibilidade de gastos porque não será impactado pelas variações do custo de produção da Copel.

BELA VISTA

Entre os critérios considerados na escolha da cidade onde ficará a instalação está a incidência de luz solar, o preço do terreno e se a cidade faz parte da área de abrangência da distribuidora, com subestação para conectar a fazenda solar à rede de distribuição.

Segundo a gerente de marketing, esse tipo de fazenda costuma ficar em cidades um pouco mais distantes dos grandes centros, onde os terrenos são mais caros. Todos esses critérios foram considerados para escolher Bela Vista.