Cartão Comida Boa ajuda famílias vulneráveis em Bela Vista

cartão comida boa Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O programa Cartão Comida Boa já registrou mais de 310 mil beneficiários em todo o Paraná. Pelo programa, o Governo começou a distribuir nesta semana um vale para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam comprar produtos alimentícios durante a pandemia do novo coronavírus. O vale de R$ 50 é recarregado a cada 30 dias, válido por pelo menos três meses. O Governo do Estado deverá distribuir mais de 1 milhão de vouchers.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, uma das responsáveis pelo projeto, cerca de R$ 8,3 milhões foram consumidos nos estabelecimentos conveniados em pouco mais de 181 mil transações até a quinta-feira (14). Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa busca atender as pessoas mais humildes do Estado, servindo ainda como um complemento ao auxílio proposto pelo Governo Federal.

AJUDA ÀS FAMÍLIAS

O município de Bela Vista do Paraíso contou com 1.709 vouchers. Um deles foi para a decoradora de festas Marta Gomes Moreira, de 35 anos. Ela está parada desde a chegada da pandemia ao País, em fevereiro, já que as celebrações foram todas canceladas para evitar aglomeração. Está sem renda. Ela e o marido, autônomo que viu o serviço rarear com o início da quarentena.

“Fomos o primeiro setor a parar e seremos os últimos a retornar. Então está tudo bem complicado. Acabou que o cartão Comida Boa virou a grande opção para quem não tem renda”, avaliou.

APOIO AO COMÉRCIO LOCAL

Fábio Vieira Retamero, proprietário de um supermercado de Bela Vista, não sabe precisar o porcentual de aumento no volume de vendas, mas estava completamente satisfeito por ter aderido ao Programa Comida Boa. Segundo ele, o movimento de pessoas passando pelo local cresceu consideravelmente desde que os vales começaram a ser distribuídos na cidade, no começo desta semana.

Feijão, arroz, ovos e carne estão entre os itens mais vendidos, contou Vieira, o que reforça a importância do auxílio do Governo Estadual para as pessoas em vulnerabilidade social. “A pessoa recebe o cartão e já vem para o mercado consumir. Sem dúvida que melhorou o movimento, aqueceu a economia da cidade toda”, destacou o empresário. “É um apoio muito grande para quem tem empresa”, acrescentou.

COMO FUNCIONA

Os beneficiários do Cartão Comida Boa podem usar o vale nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O programa é operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações.

O programa de auxílio emergencial terá duração de três meses, com possibilidade de prorrogação, e é destinado a famílias mais vulneráveis. A base de beneficiários é o Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do País. A concessão é exclusivamente para a compra de produtos da cesta básica e os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza.

O programa limita a dois membros da mesma família o recebimento do vale e abre espaço para que a pessoa provedora de família monoparental (apenas um dos pais arca com as responsabilidades) possa requerer o recebimento de duas cotas do auxílio emergencial, independente do sexo, se cumprir os requisitos básicos do programa.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias (adaptado)