Prefeitura de Bela Vista instala novas câmeras e inaugura central de monitoramento

O fluxo de veículos e pessoas nas principais avenidas e em pontos estratégicos de Bela Vista do Paraíso voltou a ser monitorado. A Prefeitura Municipal inaugurou, nesta sexta-feira (11), uma central de monitoramento de onde está sendo controlado um sistema de vigilância que conta com câmeras 360° recém-instaladas e câmeras fixas de ruas e prédios públicos da cidade.

Agora, quem trafega por pontos estratégicos está sempre sob as lentes das câmeras de 360°, que possuem “visão noturna” . Controladas remotamente, elas geram imagens de altíssima resolução, com um zoom potente (veja no vídeo abaixo). Atualmente, são quatro câmeras com essa tecnologia. Elas já estavam adquiridas e foram instaladas em postes já existentes. A prefeitura adquiriu mais três câmeras fixas, que monitoram outras duas rodovias que levam a cidades vizinhas.

A central também vai receber a transmissão de 68 câmeras instaladas em escolas, hospital, defesa civil, rodoviárias e outros prédios de órgãos municipais. Também está prevista a instalação de uma câmera 360° no cemitério. Ela estará programada para detectar movimento e flagrar ações criminosas durante a noite.

A implementação do novo sistema foi possível graças a parcerias, conforme o prefeito Fabrício Pastore. O trabalho contou com a coordenação de Leandro Araújo, chefe do Sine, e o apoio do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Bela Vista do Paraíso (Conseg), Natanael Fernandes.

Fazendo uma exceção ao município, a Copel permitiu o uso gratuito de seu veículo para a instalação nos postes. Já a empresa Upnet doou o serviço que possibilita a transmissão dos dados, que custaria aproximadamente R$ 3,5 mil mensais.

“Foi feita uma parceria, pela qual nós temos que agradecer muito.”, declarou o prefeito. Ele afirmou que, na falta de efetivo policial, a prefeitura precisa tomar outras medidas para reforçar a segurança. “Se a gente não envolver toda a comunidade, não faz nada”, disse.

Foto: Filipe Muniz

O sistema também pode ajudar na fiscalização das regras de combate ao coronavírus. Pelas câmeras, é possível flagrar aglomerações, vendas ilegais de bebidas alcoólicas ou mesmo descumprimento do toque de recolher. Dessa forma, a fiscalização pode ser direcionada para os locais onde houver o flagrante.

PRIVACIDADE

A implementação desse tipo de sistema gera também questionamentos sobre a privacidade dos cidadãos, tanto os que estão nas ruas quanto os que estão nas casas, já que zoom das câmeras 360° pode fazê-las “entrar” nas residências, pelos vidros ou pelas portas e janelas abertas.

No equilíbrio entre privacidade e segurança, o prefeito afirmou que há meios de “vigiar os vigilantes”: o acesso aos sistemas de câmeras dependerá de senhas individuais. Além disso, segundo ele, o programa registra qual acesso foi feito. A ideia é também ter uma câmera que monitore o acesso à central, que deve ser feito também com senhas na porta.