Novo decreto afrouxa restrições de combate à pandemia até 30 de abril

Imagem ilustrativa. Pixabay.

O prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM) assinou um decreto que suaviza as regras relativas às atividades comerciais e de serviços em Bela Vista do Paraíso. O documento, que entra em vigor nesta quarta-feira (14), torna mais brandas as restrições que visam combater a pandemia de coronavírus, e vale até 30 de abril. A decisão acontece dias após a cidade apresentar redução nos casos de Covid-19, queda atribuída às restrições do lockdown imposto na cidade.

Agora, o horário de restrição do toque de recolher não é mais às 20h, e sim às 23h. Já a venda de bebidas alcoólicas poderá ser feita de segunda a sábado, até às 23h, com consumo proibido apenas em locais públicos.

O comércio em geral continua no mesmo horário, mas com 50% da capacidade de pessoas. Antes era 30%. Os mercados, farmácias, padarias, hortifrútis, casa de carnes e distribuidores de bebidas também atenderão com 50% da capacidade. O horário de fechamento, que era às 20h, passa a ser às 21h.

Os bares, lanchonetes, restaurantes, sorveterias e demais estabelecimentos que produzam alimentos prontos para o consumo poderão atender presencialmente até às 23h. Antes era às 20h. Sorveterias poderão funcionar aos domingos, das 10h às 22h. A capacidade de atendimento dos restaurantes, no período de almoço, será de 50% do público.

Academias poderão abrir aos sábados, das 6h às 18h, com 30% da capacidade. Em um ponto mais polêmico, a Prefeitura Municipal permitiu, sem restrições, a realização de atividades esportivas em grupo (futebol, vôlei, basquete e outros), que estavam suspensas desde o início da pandemia. Também liberou as atividades dos clubes recreativos e as pedaladas e caminhadas.

OUTRAS REGRAS

Igrejas poderão abrir até às 23h e a capacidade de público aumentou de 15% para 50%. Esse é o mesmo percentual permitido às empresas agropecuárias, que não tiveram os horários alterados. Já as veterinárias poderão abrir até às 18h na semana. Antes era até às 17h.

O horário de fechamento dos salões de beleza também mudou das 18h para as 20h. Lojas de conveniência poderão funcionar com 50% da capacidade de público. O consumo no local é permitido até às 23h. Já os lavadores de veículo tiveram o horário de encerramento estendido das 18h para as 20h.

O uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório em todos os casos. Quando possível, os estabelecimentos devem adotar o escalonamento dos funcionários, home-office e delivery. Todos os funcionários devem manter isolamento social fora do horário de trabalho, para evitar o contágio.

As informações descritas acima são relativas às mudanças entre os decretos 110 e 115 de 2021. Veja todas as regras atuais específicas pra cada atividade clicando aqui.