Prefeitura volta atrás e libera comércio aos sábados em Bela Vista

Foto: Filipe Muniz/N.com

O prefeito Fabrício “Jacaré” Pastore (DEM) assinou um novo decreto regulamentando as regras de enfrentamento do coronavírus em Bela Vista do Paraíso. O documento publicado nesta quinta-feira (8), libera o funcionamento do comércio aos sábados, o que havia sido proibido no decreto publicado dois dias antes.

Pelas novas regras, o comércio em geral – aquelas atividades não especificadas em outros pontos do decreto – poderá abrir das 8h às 12h no sábado, com 30% da capacidade de público, vedado o funcionamento aos domingos.

O decreto anterior deu permissão para que mercados, farmácias, padarias, hortifrútis, casa de carnes e distribuidores de bebidas funcionem aos domingos. Bares, lanchonetes, restaurantes, sorveterias e demais estabelecimentos que produzam alimentos prontos para o consumo poderão abrir até às 20h, com consumo no local.

O consumo de bebidas alcoólicas no local de venda é permitido até às 20h. Academias agora poderão atuar com 30% da capacidade. Empresas agropecuárias e veterinárias abrem até às 12h no sábado. Salões de beleza e estética, até às 18h. Essas determinações valem até 15 de abril. Veja todas as regras clicando aqui.

ACEB

A abertura dos supermercados aos domingos e ampliação do horário de atendimento do comércio em geral foi uma das demandas da Associação Comercial e Empresarial de Bela Vista do Paraíso (ACEB). A presidente da instituição, Rosimeire Savi, conta que a ACEB refez o pedido ao prefeito depois que saiu o decreto proibindo a abertura aos sábados.

“O prefeito autorizou, mas o comércio se comprometeu em manter todos os cuidados exigidos para o combate à Covid-19”, disse ela. O objetivo dessa medida, segundo ela, é evitar concentração de clientes nos estabelecimentos. Com mais horários, a população teria mais opções de horário para comprar, já que existe limitação da capacidade de atendimento.

“Quanto mais reduzido for o horário, mais aglomerações teremos. A ACEB acredita em trabalho de conscientização, publicidades explicativas, controlar aglomerações… Se cada um cuidar de si, com certeza estará cuidando do próximo”, afirmou a presidente.

Para ela, o lockdown é um remédio amargo que não deve se repetir. Para isso, o órgão público, as empresas privadas e a própria sociedade precisam parar, pensar e se realinhar para não precisar tomar esse remédio de novo, na visão da empresária.

“O prefeito agiu na hora certa quando o pico explodiu. A situação está controlada, mas não podemos parar de nos cuidar. O vírus existe e mata. Perdemos muitos amigos, não queremos nunca mais passar por momentos tão difíceis”, concluiu a presidente da ACEB.