Saúde recebe mais de 20 denúncias na primeira manhã de lockdown em Bela Vista

O Departamento Municipal de Saúde de Bela Vista do Paraíso recebeu mais de 20 denúncias de descumprimento do lockdown, na manhã desta segunda-feira (15). Foram relatos de que estabelecimentos não estavam respeitando a ordem de fechamento geral, determinada pelo prefeito Fabrício Pastore (DEM).

De acordo com a diretora do departamento, Carla Brandão, a fiscalização está sendo feita por servidores em veículos, por agentes de saúde, à pé, e com barreiras nas entradas da cidade. As situações de irregularidade foram analisadas caso a caso, segundo ela, já que o decreto “pegou alguns comerciantes desprevenidos”.

“Alguns precisaram ir no comércio pegar materiais para trabalhar em casa, ou retirar animais da loja. Tudo isso foi analisado”, declarou Carla Brandão.

Um carro de som também informou sobre as novas determinações. “A ordem é chamar a polícia e aplicar as penalidades [em casos de descumprimento do decreto]. A população não está levando a sério”, disse a diretora.

No fim de semana, o disque-denúncia municipal recebeu mais de 50 notificações de aglomerações. Em alguns casos, quando a equipe chegou no local não havia nenhuma reunião de pessoas. Em outros, havia grupos de amigos, dentro de residências ou em frente a elas.

“Recebemos muitas denúncias de aglomerações nas casas, churrascos… Eles foram orientados e dispersados”, contou. Ela também relatou que há muita resistência com alguns idosos que ficam em grupos, jogando. “A equipe foi lá por quatro vezes. Ontem precisamos deslocar a polícia para fazer orientação”, disse ela.

 

*Imagens: Adenilson Magrão, do Portal Bela Vista, e reprodução.