Prefeito diz que região pode tomar medidas mais duras contra a Covid-19

O prefeito Fabrício Pastore (DEM) anunciou, em um vídeo publicado nesta sexta-feira (12), que 17 municípios da região estão em conversa para definir em conjunto medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Ele acredita que a região pode tomar decisões mais drásticas na próxima segunda-feira.

O prefeito também pediu o apoio da população para evitar a circulação de pessoas neste final de semana. Neste sábado, o comércio lojista deve estar fechado. Lanchonetes, bares e restaurantes também devem fechar, mas podem fazer delivery em qualquer dia até às 0h. Já no domingo, será proibida a circulação de pessoas durante o dia inteiro. Todo o comércio estará fechado, com exceção da farmácia de plantão.

A circulação de uma nova variante do vírus, mais transmissível do que a anterior, é um grande motivo de preocupação, disse o prefeito. No Paraná, 70,4% das 216 amostras de RT-PCR com grande carga viral analisadas estão relacionadas à variante P1, identificada no Amazonas.

SISTEMA DE SAÚDE

A diretora do Departamento de Saúde, Carla Brandão, narrou um cenário de sobrecarga no sistema de saúde. Segundo ela, são feitas em média de 100 a 120 consultas por dia na ala exclusiva da Covid-19 no Hospital São Jorge. São coletados de 60 a 80 testes de Covid-19 diariamente. A cada dez exames realizados, sete dão positivo.

Outra fonte de preocupação é com as transferências. O hospital sempre está com uma média de oito pacientes aguardando para serem transferidos a hospitais da região, seja para intubação ou para outro tratamento.

Ela cobrou o compromisso de que cada morador fique em sua casa. “Estamos pedindo a colaboração de cada cidadão”, afirmou a diretora.