Vendaval causa estragos, derruba árvores e deixa Bela Vista sem energia e água

Os fortes ventos que atingiram Bela Vista do Paraíso durante as chuvas na tarde deste domingo (13) deixaram prejuízos materiais e derrubaram árvores. A rede elétrica foi atingida, o que afetou o sistema de captação e pode gerar falta de água. Por causa do temporal, o Jardim Lagoa Dourada. Jardim Primavera, Vale das Palmeiras e outras regiões de Bela Vista estão no escuro.

É grande a quantidade de árvores e galhos que derrubados por toda a cidade. Foi o que aconteceu em frente ao Colégio Jayme Canet, onde a rua ficou bloqueada, bem como ao lado da Igreja Matriz; ao lado da Sanepar; no ponto de ônibus da Avenida Independência, próximo aos condomínios; na frente da Prefeitura Municipal; ao lado da Associação comercial; na frente de uma oficina na rua Monteiro Lobato; no começo da saída para Londrina (PR-445); e em diversos pontos da rodovia que leva a Primeiro de Maio.

Também houve prejuízos materiais em residências e estabelecimentos comerciais. Na Vila Brasil, o toldo de uma loja foi parar no meio da rua. Toldos e letreiros de outros comércios também caíram na Avenida Independência.

O muro da antiga escola Werner Schmidt, na rua Rocha Pombo, foi derrubado. O totem luminoso do SAMU 192 tombou sobre o muro, com a força do vento, mas se manteve aceso. Várias residências sofreram destelhamentos. Em uma delas, o rufo do telhado foi arrancado.

Um vídeo publicado na internet mostra que a Avenida Independência ficou alagada pelo menos na frente do Banco do Brasil. Também há relatos, ainda não confirmados, de que houve alagamento em alguma área do prédio do novo Fórum.

FALTA DE ENERGIA E DE ÁGUA

A Sanepar informou que, devido à queda de energia na estação de captação, a produção de água está comprometida. Pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede na cidade neste domingo.

Segundo a empresa, a Copel foi acionada, está trabalhando no local e a previsão é de que a energia seja restabelecida até às 23h. A previsão é de que o abastecimento de água normalize, gradativamente, no período da manhã desta segunda-feira (14).

METEOROLOGIA

Os radares meteorológicos do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) mostram que as chuvas se deslocam para o região do Norte Pioneiro e as nuvens muito frias, associadas ao risco de temporal, já se dissiparam na região.

O Simepar prevê chuvas ao longo de toda a semana em Bela Vista do Paraíso. Nesta segunda-feira (14), a temperatura máxima prevista é ainda maior do que a de domingo: 33 ºC, com mínima de 20 ºC, com chuva durante algumas horas da manhã, ou início da tarde. Na terça-feira (15), pode chover a partir da tarde e à noite. A previsão de chuva se estende até sexta-feira (18).