Alto consumo e baixa pressão deixam Bela Vista sem água, explica Sanepar

água torneira sanepar abastecimento Crédito: Pedro França/Agência Senado

A Sanepar informou que as interrupções no fornecimento de água, que acontecem em Bela Vista do Paraíso desde esta sexta-feira (11), são decorrentes do alto consumo e da baixa pressão. De acordo com a empresa, a estiagem e o calor estão prejudicando as reservas de água em todo o Paraná. A meta é reduzir o consumo.

Ainda ontem, a Sanepar avisara que uma manutenção emergencial no sistema de captação de água afetava o abastecimento. A distribuição retornou de madrugada.

Porém, a interrupção voltou a acontecer na manhã deste sábado (12). De acordo com a Sanepar, também houve um problema com uma bomba, o que ajudou a prejudicar a distribuição.

A empresa afirmou que a previsão de retorno é para o início desta noite, mas alertou que isso só vai acontecer se houver uso racional da água.

Em todo o Estado, a Sanepar alerta que as temperaturas elevadas e o tempo seco exigem maior engajamento da população na economia de água. A meta é reduzir o consumo em 20%.

“Neste momento é essencial que a população se engaje plenamente à campanha Meta20. Muita gente já adotou novos hábitos de consumo. Mas é preciso que mais gente reduza o uso da água. Isso nunca foi tão necessário como agora”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky.