Mais de 18 toneladas de pneus inservíveis são recolhidas em Bela Vista

Foto: Divulgação

Mais de 18 toneladas de pneus inservíveis foram recolhidas em uma iniciativa do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso.

A ação foi realizada em parceria com um empresa privada. A primeira coleta aconteceu na sexta-feira (19), quando um caminhão passou pelas borracharias da cidade e conseguiu recolher 8.980 kg de pneu.

O grande volume de material a ser recolhido surpreendeu. Por causa disso, o veículo retornou na segunda-feira (22) e levou mais uma carga, de 9.540 kg.

De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Migotto Barbieri, o principal atrativo foi a gratuidade. “Anteriormente, existia um custo para destinar esses pneus de forma correta. Então a grande vantagem é que essa foi uma ação sem custo. Isso foi possível pela parceria com essa empresa, que não cobrou nada dos borracheiros, nem da Prefeitura Municipal”, afirmou.

De acordo com ele, o departamento mapeou as borracharias e entrou em contato com cada uma. Esse trabalho garantiu que a ação atingisse bons resultados. A ideia é recolher novamente nos próximos meses, garantindo que não haja acúmulo de pneus.

Entre os objetivos dessa iniciativa, segundo Barbieri, está dar a destinação correta a esses materiais de borracha, que não tem tempo determinado para se decompor na natureza. “Também é importante retirar os pneus do meio ambiente para ajudar a evitar o mosquito da dengue”, contou.

O recolhimento de pneus inservíveis se soma a outras iniciativas do departamento voltadas para o meio ambiente. Uma delas é o apoio à Associação de Recicladores Reviver, um grupo de quase 20 catadores de recicláveis que trabalham em Bela Vista do Paraíso.

Outra ação que tem dado bons resultado é a que busca evitar o descarte de óleo usado na natureza. Quem leva duas garrafas pet (4 litros) cheias de óleo usado ganha 900 ml de óleo novo.

Além disso, ao trocar o óleo a pessoa preenche um cupom para concorrer a brindes. Neste mês, uma moradora ganhou um liquidificador oferecido pela empresa que recolhe o material para fabricação de biocombustível.

Fonte: N.COM