Coronavírus: Bela Vista suspende aulas e eventos e determina medidas de prevenção

Foto: Filipe Muniz

O prefeito de Bela Vista do Paraíso, Edson Vieira Brene (PL), decidiu seguir as diretrizes dos governos Federal e Estadual para o enfrentamento do novo coronavírus. Um decreto publicado na manhã desta terça-feira (17) determina a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas, e nas creches. Também foi recomendada a suspensão de eventos públicos ou particulares. O documento determina medidas na administração pública e dá atenção especial aos eventos com participação de idosos.

No casos das instituições de ensino do município, as aulas ficam suspensas a partir desta sexta-feira (20). É preciso lembrar que a medida vale tanto para as escolas municipais e particulares quanto para as creches. A decisão do Município se soma à do Estado, que também suspendeu as aulas na rede estadual.

Serviço público será afetado

Os servidores públicos do Departamento de Saúde e da Defesa Civil não poderão tirar férias ou licenças a partir de segunda-feira (23). Esses dois órgãos deverão expedir recomendações e orientações detalhando as diretrizes do decreto. A Administração Municipal poderá suspender parcial ou totalmente, o expediente em órgãos e repartições públicas e/ou restringir o acesso da população aos mesmos.

As visitas a pacientes no Hospital São Jorge também serão restringidas. Está suspenso o transporte sanitário para fora do município em casos de atendimentos eletivos, mantidos apenas o transporte de urgência e emergência, para o tratamento de alta complexidade, hemodiálise, gestação de alto risco e a critério do Departamento de Saúde.

Eventos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura também estão suspensos.

Idosos são grupo especial

A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, gera risco ainda maior para idosos. Estão nesse grupo a maior parte dos casos de morte pela doença no mundo. Por causa disso, o decreto municipal determina medidas específicas para este grupo.

As visitações no Lar Jaime Watt Longo, o asilo, serão restringidas. As reuniões de grupos de idosos e o baile da terceira idade estão suspensos, assim como as atividades da academia da saúde e a realização de cursos.

Órgãos de justiça também terão mudanças

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o atendimento dos eleitores está sendo feito por agendamento no Fórum Eleitoral de Bela Vista do Paraíso. O Fórum da Justiça Estadual também terá medidas de prevenção, como suspensão de audiências, recomendação de dispensa de comparecimento dos réus presos, teletrabalho, dentre outras. Já o Ministério Público informou que vai manter o atendimento, mas ele deve ser feito preferencialmente por e-mail ou telefone, para evitar o atendimento presencial.

Cuidados no transporte

O decreto municipal obriga empresas de transporte público coletivo municipal e as empresas prestadoras de serviço de transporte escolar, inclusive universitário a adotar medidas de higienização, limpeza e assepsia em seus veículos.

De acordo com especialistas, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação. Para higienizar ambientes, também são recomendados produtos como água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido), detergente e sabão.

Por que a preocupação, se não há casos em Bela Vista?

Para muitas pessoas, a suspensão de eventos pode parecer um exagero, já que não há casos confirmado da doença na região de Bela Vista do Paraíso. Porém essas medidas buscam diminuir a propagação do vírus. Autoridades afirmam que a Itália, por exemplo, demorou para agir contra o coronavírus. Quando isso ocorreu, os casos já estavam aumentando. O país precisou se fechar completamente, deixando ruas vazias e a população em isolamento. Por causa disso, já passam de 1.800 mortes e 25 mil casos confirmados no país.

No Brasil, são 301 casos confirmados. Nesta terça-feira, morreu o primeiro paciente por decorrência do coronavírus no país. O caso aconteceu em São Paulo. Já no Paraná, são 85 casos suspeitos e seis confirmados até o ultimo boletim divulgado. O Governo do Estado lançou um site para compartilhar informações e recomendações de prevenção ao novo coronavírus. Acesse aqui.