Bela Vista sedia curso de capacitação do programa Criança Feliz

Profissionais de nove cidades do Paraná, de estados como Rio de Janeiro e Bahia, além do Distrito Federal se reuniram em Bela Vista do Paraíso para um curso de capacitação do programa Criança Feliz. Unindo teoria e prática, o curso foi realizado ao longo da semana de 2 a 6 de dezembro, com 18 participantes. Bela-Vista aderiu ao programa em 2018 e está aperfeiçoando a forma de coloca-lo em prática.

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal que busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil das crianças de zero a seis anos. Custeadas pela União, as ações são realizadas por visitadores dos municípios que, ao contrário de outros programas, vão às casas dos participantes inscritos no Cadastro Único do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Gestantes, crianças que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e crianças de até três anos recebem visitas mensais, quinzenais e semanais, respectivamente. O atendimento individualizado é outro diferencial do programa.

Uma das práticas do curso aconteceu na Apae de Bela Vista, com profissionais do Paraná, de outros estado e do Distrito Federal. Fotos: Filipe Muniz.

Para aturarem no Criança Feliz, os profissionais devem passar pelos cursos “Guia Para Visita Domiciliar” e “Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança”. Geralmente, os supervisores se formam e repassam a formação para os visitadores. Porém, a coordenadora do Cras, Marilice Pinheiro, diz que, por ter sido realizado em Bela Vista, o curso trouxe uma oportunidade única, já que todos profissionais do município que atuam no Criança Feliz puderam participar.

Além de assistirem as aulas teóricas no período da manhã, os participantes também realizaram a prática no Cmei Mirna Papi Schmidt, na escola Maria Mendes Valente (Apae) e em residências do conjunto Rosa Luppi.

HISTÓRICO

De acordo com a coordenadora técnica estadual Jasmine Monteiro, o Paraná havia aderido ao Criança Feliz em 2016, mas saiu em 2017. O novo governo aderiu novamente ao programa, que começa a se espalhar por municípios do estado. “É um programa que está sendo desenvolvido pela Assistência Social, mas é de todas as políticas, como saúde, educação e cultura”, disse ela.

A técnica estadual Jasmine Monteiro e a coordenadora do Cras, Marilice Pinheiro, que falaram com os cuidadores sobre o programa.

Entre as profissionais que estiveram no município estavam as multiplicadoras estaduais, que tem a função de levar a capacitação do programa aos municípios, e duas assessoras de processo de formação, que vieram de Brasília. “Está havendo um processo de ampliação nas adesões ao programa, porque estão conseguindo perceber a importância do investimento na primeira infância como uma grande possibilidade de melhora na sociedade”, afirmou a assessora Kenia da Rosa Fontoura.

Segundo ela, embora o nome seja Criança Feliz, o foco é a família. Já a assessora Cleidionice Gonçalves contou que a visita domiciliar sistemática é uma ferramenta muito importante do programa. “Nos domicílios eles vão observar a interação entre os cuidadores e as crianças, fortalecer práticas de cuidado e vínculos que estimulem o desenvolvimento infantil”, disse.