Inaugurada, nova sede homenageia idosa que participava de grupo do CRAS

Em uso desde o mês passado, o novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi inaugurado oficialmente na sexta-feira (9), na rua Mato Grosso, nº 155, em Santa Margarida. O local é a porta de entrada para todos os serviços da assistência social, como o Cadastro Único do Governo Federal e programas como Bolsa Família, Leite da Criança, Família Paranaense e Criança Feliz, dentre outros.

O prédio recebeu o nome de Ana Rolim Raposo. É uma homenagem à senhora de 77 anos que morreu atropelada por um ônibus da linha Bela Vista do Paraíso – Santa Margarida, em junho de 2010. Ela saía de um grupo de idosos do CRAS, onde comemoravam 50 anos de matrimônio de um casal de amigos que também participava do grupo. Ia pegar o ônibus para voltar para sua casa, em Santa Margarida, quando o acidente fatal aconteceu.

Filhos e neto de Ana Rolim Raposo estiveram na cerimônia. Fotos: Filipe Muniz.

Presente na inauguração junto com familiares, a filha Carmem Lucy Raposo Rolim se disse feliz com a homenagem. “Ela saiu de uma festa no CRAS e foi para a morte, mas a gente tem a certeza de que ela estava feliz e para nós isso é muito bom. É sem palavras ver o nome da mãe estampado em algo assim, não por luxúria, nem por vaidade, mas porque foi tipo uma questão, assim, de mártir”, afirmou emocionada.

NOVO ESPAÇO

O processo para construção do prédio começou em 2017, com a abertura de licitação. A obra foi executada pela empresa H.D.G. Construções, por aproximadamente R$ 330 mil. Possui um espaço de recepção, duas salas de atendimento, sanitários, um espaço de reuniões, almoxarifado, cozinha e sala da equipe técnica.

O novo prédio fica ao lado da ‘Vaca Mecânica’, em Santa Margarida.

Para a diretora do Departamento de Assistência Social, Angélica Furlan, o diferencial da nova sede é estar mais próxima da população que precisa dos serviços oferecidos pelo CRAS. “Os CRAS devem estar nos territórios de maior vulnerabilidade e risco social. Antes, quando era na região central do município, a maioria das pessoas tinha que se deslocar do distrito e dos bairros mais distantes para ir buscar o atendimento. Hoje, com a inauguração, o acesso fica mais fácil para a população”, afirmou ela.

Segundo a diretora, o serviço foi transferido totalmente para Santa Margarida, mas que procura em Bela Vista pode fazer o agendamento ou até mesmo ser atendida em domicílio. “Ninguém de Bela vista vai ser prejudicado pelo CRAS estar em Santa Margarida. Nós vamos proporcionar condições para a pessoa estar recebendo o atendimento”, disse.

Autoridades e familiares da homenageada participaram do evento.

INAUGURAÇÃO

A cerimônia de inauguração foi iniciada com a apresentação da fanfarra da escola de ensino especial Maria Mendes Valente, a APAE de Bela Vista. Também contou com a presença de diversas autoridades do município e da região.

Em seu discurso, o prefeito Edson Vieira Brene parabenizou a família homenageada, falou das críticas que recebe e convidou os adversários a contribuir com a administração. “Sabemos de todas as dificuldades que tem no nosso município, mas aos poucos estamos trabalhando. Nós vamos entregar Bela Vista bem melhor do que nós pegamos”, prometeu.

O ex-deputado Alex Canziani, que enviou recursos para a construção do prédio inaugurado, esteve presente na cerimônia. Deputado federal por cinco mandatos, ele concorreu ao Senado nas eleições de 2018. Foi o segundo mais votado em Bela Vista, mas não se elegeu. Conseguiu eleger a filha, de apenas 22 anos, deputada federal. Também a segunda mais votada na cidade.

“É uma alegria poder inaugurar um espaço como esse, voltado para a assistência social, para que nós possamos efetivar as políticas públicas tanto do município, quanto do estado. Esse espaço, sem dúvidas, vai ser uma porta de entrada para um melhor atendimento, cada vez mais qualificado”, afirmou o deputado.