Ricardo Bandolin deixa a direção do Departamento de Saúde

Foto: Filipe Muniz

O prefeito em exercício, Sérgio Menck, assinou decreto exonerando Ricardo Krei Bandolin do cargo de diretor do Departamento de Saúde de Bela Vista do Paraíso. Esta terça-feira (21) foi o seu último dia de trabalho na função que ocupava desde janeiro de 2017. A então coordenadora da atenção básica, Ana Paula Fermino Ferracin, foi escolhida para a vaga e já assumiu o comando da pasta.

Ricardo diz que há meses vinha pedindo para deixar o cargo porque tem formação em gestão imobiliária, fez o registro necessário e pretende atuar na profissão. “Eu vinha me dando bem com essa atividade, mas depois que entrei na prefeitura meu tempo ficou escasso, porque a Saúde consome todo o tempo do gestor. Então decidi sair para tocar a minha profissão”, informou.

Ricardo Bandolin foi vereador na legislatura 2009-2012 ao se eleger com 515 votos pelo partido Democratas. Entre 2003 e 2008, já havia sido o diretor do Departamento de Saúde e antes, foi chefe da Vigilância Sanitária.

AVALIAÇÃO

O ex-diretor afirma que, na gestão anterior, o município não vinha cumprindo metas definidas pela regional de saúde e que, ao assumir, sua equipe buscou reestruturar a área. Também diz que trabalhou para melhorar a equipe médica, mudar a forma de agendamento de consultas para evitar as filas que começavam de madrugada, adequar as unidades de saúde para realizar vacinações e curativos, além de inaugurar uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Bela Vista. “Eu acho que nós alcançamos nosso objetivo. Melhorou muito, mas falta muita coisa ainda para ser melhorada, com certeza”, disse.

Bandolin avalia que entre os próximos desafios para o setor da saúde no município está a construção de uma nova unidade em Santa Margarida, já que a atual é pequena e não suporta alguns serviços. Entre eles, o de odontologia, citado pelo ex-diretor como outra área a ser melhorada. “A Saúde é uma área que não tem fim. Por mais que você faça, ainda sobra alguma coisa a fazer porque a demanda é muito grande. E é para aquele momento, a Saúde não pode esperar”, ponderou.

NOVA DIRETORA

Formada em enfermagem em 2012, a nova diretora do departamento, Ana Paula Ferracin, tem 30 anos e é pós-graduada em UTI neonatal, infantil e adulto. Ela trabalhou em duas instituições antes de ser contratada pelo município por meio de um chamamento público, no primeiro ano da atual gestão.

Como coordenadora da atenção básica, trabalhava diretamente na gestão da Saúde municipal. “Ter passado esse tempo com o Ricardo e adquirido um pouco de experiência com certeza vai facilitar o meu trabalho. É um desafio muito grande. Vou tentar dar continuidade no trabalho que vinha sendo realizado”, afirmou.

Ana Paula afirma que o principal desafio de uma gestora da Saúde é garantir os direitos dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “É um desafio em todo o Brasil, na verdade. Garantir a qualidade do atendimento nas unidades básicas, que o atendimento seja humanizado, que não falte medicação nos postos de saúde… É entender as necessidades do seu usuário e dar aquilo que ele precisa”, avaliou.