Conselho municipal realiza conferência sobre direitos da criança e do adolescente

Aproximadamente 170 pessoas se reuniram no Barracão Paroquial da Igreja Matriz, no centro de Bela Vista do Paraíso, para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento faz parte da 11ª edição da Conferência Nacional, cujo tema é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

O encontro aconteceu na quarta-feira (07), a partir das 8h, e teve a presença de assistentes sociais, agentes de saúde, de endemias, estudantes do município, professores e autoridades municipais. Um dos objetivos do encontro foi o de discutir necessidades e políticas que poderiam ser implementadas na área. Também foram eleitos delegados que levarão as propostas e ideias do município para a Conferência Estadual, que definirá diretrizes para serem propostas na Conferência Nacional.

Conferência Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente em Bela Vista do Paraíso. Palestra de Jacqueline Marçal Micali. Foto: Filipe Muniz

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alisson Mattos Ribeiro, as conferências são importantes para mostrar qual a realidade da área. “Na constituição Federal, no art. 227, fala que criança e adolescente é prioridade absoluta. A única palavra ‘absoluta’ que tem na Constituição é sobre criança e adolescente. Mas no dia a dia a gente acaba não vendo isso. A gente pode olhar para o nosso município: qual é a área de lazer que têm? Quais as oportunidades de emprego para os adolescentes?”, questionou.

No período da manhã, foi realizada uma palestra sobre o tema desta edição. No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos para discutir propostas dentro dos cinco eixos temáticos definidos pela conferência. Alisson Mattos informou que esta é a primeira vez que os adolescentes participam em grande número da Conferência Municipal, que acontece a cada dois anos. “Nós convidamos eles para estarem presentes também na parte da tarde, que é quando nós vamos escutar todos. Dentro de cada eixo estarão divididos todos esses adolescentes e profissionais para trazer à tona pensamentos, ideias e realidades. Propostas que sejam realistas”, informou.

“Nós estamos no município com uma rede de proteção da criança e do adolescente. Na próxima terça-feira nós estaremos expondo em Londrina, na regional. Nós estamos sendo modelo. Então o município tem caminhado, mas a passos pequenos e a gente precisa que caminhemos rápido”, disse o presidente.

Conferência Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente em Bela Vista do Paraíso. Palestra de Jacqueline Marçal Micali. Foto: Filipe Muniz

Palestra

O destaque do período da manhã foi a palestra da assistente social e professora de empreendedorismo social Jacqueline Marçal Micali, que abordou o mesmo tema das conferências. Segundo ela, a tentativa foi de inserir o tema na realidade do município, tratando dos tipos de violência e o que as pessoas presentes podem fazer através da conferência para mudar essa realidade.

“O grande desafio é ter uma conferência que não esteja tratando dos desafios, mas dos avanços. A busca na palestra foi colocar estas questões a partir do olhar dos adolescentes presentes e dos trabalhadores sociais, fazendo uma reflexão sobre o que é a violência, como ela se traduz na sociedade e qual o meu papel nessa transformações sociais, que dependem de deliberação e políticas públicas”, disse ela.

Para a professora, o maior desafio é transformar os adolescentes em protagonistas de sua história, garantir um orçamento para que a violência seja combatida na sua raiz, de forma preventiva. “Prevenir que a violência sexual e a morte de adolescentes aconteça. Prevenir o uso de drogas. Esse é um desafio grande em todos os municípios. Aqui em Bela Vista também. Outro desafio é que as políticas públicas conversem entre si, como a cultura, esporte, saúde e assistência social”, concluiu.