Mais de 1.500 títulos de eleitor foram cancelados em Bela Vista após biometria

Foto ilustrativa: Dani Valente/Ascom Pará

Milhares de títulos de eleitor foram cancelados em todo o país após o recadastramento biométrico. Em Bela Vista do Paraíso, 1.507 pessoas perderam o documento, o que representa 11,7% do total de eleitores da cidade. Os números foram repassados pela 77ª Zona Eleitoral, sediada em Bela Vista.

O cancelamento já era esperado, mas o principal objetivo era atualizar o cadastro do local onde o eleitor realmente mora, de acordo com o Chefe de Cartório Eleitoral, Pedro Gianvecchio. “Esse percentual de eleitores que não fez a biometria e teve seu título cancelado é porque de fato não estava no município no período da biometria”, disse ele.

O cadastramento biométrico ocorreu entre maio e agosto de 2017. Nesse período, o Fórum Eleitoral fez divulgações sobre a obrigatoriedade do procedimento. Além disso, o horário de atendimento foi estendido. “Mas o cancelamento não era irreversível. A partir do momento em que acabou o período de recadastramento, os eleitores que viessem até o dia 7 de maio poderiam fazer a revisão. O cancelamento geral foi divulgado por meio de edital, depois eles tiveram praticamente 10 meses para procurar a Justiça Eleitoral e regularizar esta situação”, informou Gianvecchio.

Os eleitores que quiserem checar se estão aptos a votar podem fazer a consulta pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outros locais

Em todo o país, o número de títulos de eleitor cancelados chega a 3,3 milhões, de acordo com a Justiça Eleitoral. No entanto, o número não se refere apenas aos eleitores que não fizeram o recadastramento por não conseguirem, mas também a outros motivos.

O Paraná é um dos estados mais afetados pelo cancelamento: 257,9 mil eleitores não poderão votar. A região nordeste concentra quase metade da quantidade de títulos cancelados, enquanto a região sul fica em terceiro lugar (550,6 mil)

Nesta quarta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal decidiu rejeitar pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria. Com a medida, os cidadãos que não fizeram a renovação nos locais onde ela era obrigatória, como é o caso de Bela Vista, não poderão votar nessas eleições.