Departamento de Assistência Social realiza ação contra a exploração sexual infantil

Foto: Júnior Bavia/Núcleo de Comunicação

Por: Núcleo de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso, por intermédio do Departamento de Assistência Social, realizou, na última sexta-feira (18), uma ação coletiva em razão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A ação teve início ainda na madrugada, com a instalação de centenas de flores amarelas – símbolo da campanha nacional – em diferentes partes da cidade. O objetivo era chamar a atenção da população sobre os riscos e as formas de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Durante todo o dia, com apoio do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, a mobilização percorreu diversos pontos estratégicos do município, distribuindo adesivos, panfletos e informações importantes sobre a campanha, como o *Disque 100, número utilizado para denúncias anônimas de casos de exploração infantil.

Segundo a chefe do Departamento de Assistência Social, Angela Silvana Bucalon Piccin, a ação realizada em Bela Vista do Paraíso foi muito bem sucedida e atingiu todas as metas propostas pela força tarefa envolvida na ação.

“Acredito que cumprimos nosso objetivo com êxito, que era alertar o máximo de cidadãos belavistenses sobre as formas de assédio, que infelizmente também acontecem aqui em nossa cidade, e como combatê-las. É necessário que estejamos atentos para que possamos garantir que nossos jovens cresçam sem ter seus direitos violados”, disse Angela.

18 DE MAIO – No dia 18 de maio de 1973 uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Por isso, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000, o dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.