Artigo | O show tem que continuar

Caros músicos, amigos e amigas dessa maravilhosa e dedicada fanfarra de “veteranos” da minha querida Bela Vista do Paraíso. Tenho o privilégio de estar tocando com esse grupo de pessoas incríveis, que não mede esforços e tempo para dar o melhor de si em razão do coletivo. Resgatar a história cultural/musical dessa cidade passa pelas nossas mãos.

Sou, com certeza, o mais antigo integrante a tocar, pois comecei na fanfarra no Grupo Escolar Brasílio de Araújo em 1967. Já em 1969/70 ingressei na fanfarra do então Colégio Estadual de Bela Vista do Paraíso, posteriormente, Colégio Estadual Cezar Julio Mansueto Lattes, e foi ali que aprendi e desenvolvi a paixão pelos ritmos, toques e musicalidade de uma fanfarra.

Fomos vice campeões paranaenses na cidade de Rolândia (1969) e de lá lembro de alguns caros companheiros como Aparício, Pedro Valeriano, Joel, Lucas, sr. Jonas da Copel, Josué, José Retamero, Alcindão, Gilberto Patrício, Jonas, Pelé, Eliel, Sudário e tantos outros. Encantamos o Paraná: nos meados da década de 70 fomos campeões regionais em Sertanópolis com os amigos acima citados e também Rubirlei Vedovate, Ivo Misael, Rubirval, Manoel… enfim, para não cometer injustiças, e com a certeza de ter cometido, foram anos de admiração, musicalidade e aprendizado cultural e educacional.

A Fanfarra do Colégio Estadual Cezar Lattes era referência no norte do Paraná, junto com Marista de Londrina, Colégio Marcelino Champanhagne, Circulo Militar do Paraná e tantas outras. Nos apresentamos em grandes eventos em toda a região norte do Paraná. Isso é um pouco da nossa imensa história, que desde 1979 vem sendo resgatada e recontada com esse abnegado e magnífico instrutor Denilton, sem ter parado sequer um minuto de lá para cá, ressurgindo das cinzas como fênix por várias vezes e contando sempre com outros companheiros como Toninho, Danelutti, Elicler, Nilton João Ricardo, Mirislei, Reinaldão, Elisete, Romildo, Carneiro, Angelo, Silvano, Junior, Claudia, Bianca, Meire, Solange, Sueli, Grasiela, Denise, Silvia, Valdirene e tantos outros grandes músicos que sempre levaram o nome de Bela Vista do Paraíso com inúmeras apresentações brilhantes.

Chegamos hoje ao ápice dessa rica história, um verdadeiro resgate da cultura e da educação desse município que chega aos seus 71 anos de emancipação política com muita garra, dedicação e em condições mínimas de tempo e de material instrumental, mas com muita valentia. 67 músicos abnegados, 11 instrumentos de sopro, 12 ienas, pratos, caixas e surdos sincronizados estão prontos para uma nova apresentação. Queria poder abraçar e agradecer a cada um em particular. Deixo aqui o agradecimento especial ao nosso Instrutor Denilton e à diretora do Departamento de Educação do nosso município, Adenilze Bueno Vedovati Lara, pois com certeza estamos resgatando essa grandiosa história educacional, musical e cultural.

Nesse dia 21 de outubro de 2018, às 17 horas, a emoção vai tomar conta dessa avenida novamente. Não vai ser fácil cruzá-la. Vai passar um filme em nossa mente. Mas estaremos todos prontos, com um comandante brilhante e especialmente dedicado, extraindo do quase nada um belíssimo trabalho. A você, Denilton, toda admiração e homenagem. A cada um dos músicos, um beijo e um abraço na alma. Vocês são seres humanos especiais. Vamos brilhar nesse domingo. Sucesso, muita paz, luz e força de Deus para todos. Vai ser um dia inesquecível! Desculpe a emoção, mas é um prazer fazer parte desse grupo. Só tenho a agradecer ao convite da Adenilze, e em especial ao Denilton.

Tentarei honrar tocando o meu melhor nesse domingo. Luz, garra, força, união, dedicação, enfim, amor pela música e por essa cidade. E vamos para o show dessa fanfarra… Que comece o espetáculo!

* Hilário Vedovatti Junior


A coluna Carta Aberta é um espaço para a publicação de textos opinativos enviados pelos leitores. Quer falar sobre algum assunto de interesse público? Envie seu texto para o e-mail contato@telegrafoonline.com.br.