Pré-candidatos tentam definir os seus vices

SOZINHO

Em palestra nesta segunda-feira (23) no Clube da Aeronáutica, no Rio, Bolsonaro (PSL) reclamou das avaliações de que ele estaria isolado no cenário eleitoral. A discussão se dá em torno da escolha do vice. O candidato chegou a anunciar o general Augusto Heleno para a vaga. O PRP, partido de Heleno, não aprovou. Bolsonaro tentou negociação com Magno Malta (PR) e Ana Amélia (PP), mas ambos preferiram concorrer ao Senado. Janaína Paschoal, uma das autoras do processo de impeachment contra Dilma, foi a última convidada para a vaga de vice. “O Magno está comigo. O Heleno está comigo e a Janaína estará de qualquer maneira”, afirmou Bolsonaro, negando o isolamento.

NÃO GOSTOU DA COMPARAÇÃO

Durante a cerimônia de lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República, neste domingo (22), Eduardo Bolsonaro comparou Janaína Paschoal ao coronel Brilhante Ustra. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Janaína disse que a comparação foi como um soco na cara, mas que tentou enxergar a declaração como um elogio. “Se estivesse num ambiente esquerdista e alguém me comparasse a Lenin, também ficaria chateada. Meu sentimento ali foi de um soco na cara, mas tento analisar o intuito de quem fala”, declarou Janaína Paschoal.

NÃO É PARA MENOS

Brilhante Ustra foi chefe do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) durante a ditadura militar. Ele foi declarado torturador pela justiça brasileira acusado de ser o responsável por mais de 500 casos de tortura. Uma das vítimas teria sido uma grávida. Em outra ocasião, ele levou os filhos de uma das vítimas para vê-la depois de torturada.

SEM RESPOSTA

Por enquanto, Jair Bolsonaro continua sem vice, já que Janaína Paschoal ainda não deu resposta ao convite.

JOSUÉ E GERALDO

O empresário Josué Gomes, que já foi cotado para ser vice do candidato que fechasse aliança com o chamado Centrão, não deixou nada definido com Geraldo Alckmin (PSDB). Em um almoço nesta segunda-feira (23), Josué disse que não traz votos ao presidenciável tucano e que o ex-governador de São Paulo poderia ficar à vontade para procurar um outro vice.

E À ESQUERDA…

Manuela D’Ávila (PCdoB) declarou que não pretende sair da disputa eleitoral. Ela disse que os apelos pela unidade dos partidos de esquerda não parece estar funcionando. Questionada, a pré-candidata não negou que tenha sido convidada para ser vice de Lula. As informações são da Folha de São Paulo.

JÁ DEFINIDO

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, já definiu há algum tempo a sua vice. Será a índia Sônia Guajajara.O PSOL aprovou aliança aliança com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

NEM VICE, NEM PRESIDENTE

O partido Avante (antigo PTdoB) decidiu não ter nenhum candidato à presidência. Em convenção nacional, também não ficou definido se o partido apoiará algum candidato ao cargo no primeiro turno.

FOI ALÉM

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) foi além e decidiu, em convenção marcada por tumultos,  não lançar candidatura própria à presidência da República e nem mesmo apoiar candidato ao cargo no primeiro turno.