1º dia: Salgadinho pedala até Tarumã (SP), rumo ao Santuário de Aparecida

O calor intenso registrado nesta quarta-feira (30) não impediu que o eletricista Luis Sérgio Salgado, o Salgadinho, de 50 anos, partisse de Bela Vista do Paraíso com sua bicicleta, pedalando rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

A peregrinação começou logo de manhã, por volta das 8h. Antes de deixar a cidade, o devoto passou pela Igreja da Paróquia São João Batista, para pedir bênçãos e proteção a Deus e Nossa Senhora Aparecida.

Depois, passou por Sertanópolis, seguiu por Sertaneja, pela divisa do Paraná com São Paulo, e chegou em Tarumã, cidade paulista de 15 mil habitantes.

Hoje, foram 89,9 km pedalados até chegar no local onde vai passar a noite, em um posto de combustíveis. Ali ele deve tomar banho e descansar, se preparando para o segundo dia de viagem logo de madrugada.

O trajeto até a casa da Padroeira do Brasil será maior – aproximadamente 980 km – já que o ciclista vai desviar para Minas Gerais para percorrer o Caminho da Fé, partindo de São Carlos. Trata-se de uma rota de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem. O percurso foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), e oficializado em 2005. A previsão é que a viagem durará aproximadamente 15 dias.

PEDAL PELA VIDA

Vale lembrar que ainda está em andamento a venda de quilômetros para ajudar o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Cada pessoa interessada em colaborar pode “comprar” um quilômetro, que tem o valor de R$ 5. Será dado um comprovante de compra, como de uma rifa, marcado por quilômetro.

Como forma de agradecimento, Salgadinho trará do Santuário uma réplica de Nossa Senhora, que será sorteada entre os colaboradores. O sorteio será no dia 18 de outubro.

Os custos da viagem serão pagos pelo ciclista e por patrocinadores. Assim, todo o dinheiro da venda de quilômetros será doado ao HCL, com prestação de contas.

Os talões da quilometragem podem ser adquiridos na Casa Jaspe, na Duléo Auto Peças e com membros da família Salgado. Também é possível contribuir por transferência bancária:

Luís Sérgio Salgado
Conta Poupança – Sicredi
Agência: 0718
Conta: 90696-2