Reforma e ampliação da UBS Orlando do Rio é concluída

Os usuários do serviço de saúde da UBS Orlando do Rio, no centro, já contam com um espaço reformado e ampliado para atendimento. A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso realizou, na sexta-feira (19), a entrega simbólica da reforma, que também vai beneficiar os servidores que trabalham no local.

As mudanças já podem ser vistos logo na entrada. O antigo muro se tornou um fechamento frontal em alvenaria e portões metálicos, com letreiro que identifica o posto de saúde.

Logo à frente, houve uma reforma completa na sala de espera e recepção. As telhas antigas, que se tornavam barulhentas e com goteiras a cada chuva, deram lugar a telhas do tipo sanduíche. O espaço ainda ganhou piso cerâmico, forro de gesso e portas de vidro temperado. Segundo a prefeitura, essa mudança busca dar conforto acústico e térmico para os usuários.

Ao lado, a sala de fisioterapia foi modernizada. Além da reforma estrutural, foram instalados ares-condicionados. Além disso, a administração municipal informou que aplicou R$ 36 mil, de recursos oriundos da Secretaria Estadual de Saúde, na compra de equipamentos para fisioterapia.

“Nós, hoje, temos praticamente todos os aparelhos novos. Para atingir a grande capacidade de atendimento que temos hoje, foi exatamente devido a essa melhora que tivemos aqui na sala de fisioterapia. Dos municípios equivalentes da região, o único que tem essa estrutura de fisioterapia é Bela Vista do Paraíso”, afirmou o fisioterapeuta Hilário Vedovatti.

PARA OS SERVIDORES

A equipe da unidade de saúde também tem à disposição um cozinha para sua alimentação.

“Antes nós não tínhamos uma cozinha. Era tudo adaptado. Antes não tinha onde fazer as refeições, até para os médicos, que almoçam aqui também”, contou a enfermeira Mariane Farias de Marchi.

Outra novidade é a construção de uma sala ampla, com mesas e computadores, para os agentes comunitários de saúde. Além disso, foi edificada uma sala para reuniões.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Ana Paula Ferracin, a UBS Orlando do Rio é uma das mais antigas do município, e já teve várias sedes por falta de estrutura física. Ela comemorou a reforma e ampliação que foi realizada.

“Os nossos funcionários merecem um local adequado para trabalhar, e nossos pacientes merecem uma boa estrutura física e um atendimento humanitário”, declarou ela.

O total investido (sem contar com o valor dos equipamentos de fisioterapia) foi de R$ 246,8 mil, que vieram de emenda parlamentar do então deputado federal Fernando Francischini. Conforme lembrou a administração municipal, por causa da burocracia, somente agora a obra foi concluída.

Fonte: N.COM/Prefeitura de Bela Vista do Paraíso