Vereadores aprovam Moção de Repúdio contra Ratinho Jr.

A vereadora Elisete Vilaça (PPS). Foto: Filipe Muniz.

Os vereadores de Bela Vista do Paraíso aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (3), uma Moção de Repúdio contra o governador do Paraná, Ratinho Jr. O motivo são as mudanças anunciadas pelo Governo em relação ao ensino noturno. Em clima de incerteza, educadores temem o fechamento das vagas no período, o que afetaria estudantes que trabalham durante o dia.

Diretores denunciam que a Secretaria de Estado da Educação teria orientado as escolas a direcionar as matrículas de 2020 para o Ensino Médio diurno. Em Bela Vista do Paraíso, há o temor de que as vagas sejam extintas no Colégio Estadual Jayme Canet.

A Secretaria afirmou que o Ensino Médio noturno não será encerrado. “O planejamento escolar prevê, para o ano letivo de 2020, 100 mil vagas para o período. Se houver necessidade de abertura de vagas para atender mais alunos, a Secretaria garante a oferta”, escreveu em nota. A APP Sindicato se manifestou contra a ideia, afirmando que “esta proposta vai aumentar ainda mais a evasão escolar”.

NA CÂMARA

A autora da proposta de Moção Repúdio foi a professora e vereadora Elisete Vilaça (PPS). O documento também é direcionado para o Secretário Estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, e para a professora Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri, Chefe do Núcleo Regional de Ensino de Londrina.

Os vereadores também aprovaram o envio de um ofício a todos os deputados estaduais que tiveram votação expressiva em Bela Vista. O texto pede que eles “tomem atitudes concretas para trazer uma solução para o fechamento das aulas do período noturno no Ensino Médio Estadual”.