Concurso da Câmara de Primeiro de Maio é suspenso pela Justiça

Foto: Reprodução/Google

Um concurso público da Câmara Municipal de Primeiro de Maio, que estava marcado para ser realizado no próximo domingo (6), foi suspenso pela Justiça a pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR). O pleito foi apresentado em ação civil pública ajuizada por meio da Promotoria de Justiça da comarca.

O MPPR alega na ação que a realização do certame – destinado a preencher diversos cargos efetivos – contrariaria as medidas sanitárias de prevenção à atual pandemia de coronavírus.

Ademais, configuraria falta de isonomia em relação a candidatos pertencentes aos grupos de risco para a doença. Além disso, a alteração da data para uma situação em que a pandemia estiver sob controle – medida já tomada em vários concursos de âmbitos estadual e municipal em diversas localidades do Paraná – não causará prejuízos ao Legislativo de Primeiro de Maio, defende o MPPR.

A decisão liminar que acatou o pedido do Ministério Público – sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento – observou que “a manutenção do certame para a data estipulada não se mostra recomendável e não se orienta em vista das circunstâncias sanitárias vigentes, na medida em que não consiste em atividade essencial, majora o risco de difusão e contaminação de Covid-19 entre os habitantes do Município e pessoas oriundas de outras localidades, e ainda que consiste em eventual vulneração a direitos de determinados candidatos em decorrência da necessidade de isolamento”.

SAIBA MAIS
Câmara de Primeiro de Maio faz concurso para cinco vagas com salário de até R$ 2,8 mil