Grupo de teatro faz duas apresentações gratuitas em Bela Vista

Foto: Divulgação

O projeto “Nós em Rede”, desenvolvido pelo grupo Nós de Teatro, de Londrina, vai trazer duas produções diferentes a Bela Vista do Paraíso. Nos dias 1º e 2 de junho serão apresentados os dois mais novos espetáculos: “O Deserto da Memória” e “Infernal: Vozes de Dostoiévski”. Ambos acontecem no Centro Social da Paróquia São João Batista, sempre às 20h30. Para cada dia, 100 ingressos gratuitos serão distribuídos no local, uma hora antes de cada apresentação.

A finalidade é promover a formação de público teatral e estreitar laços e contatos entre a produção cultural londrinense e essas localidades. O projeto recebe patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), inserido na linha de Circuito de Intercâmbio que integra o edital de Projetos Culturais Independentes. Ao final de cada evento haverá um bate-papo sobre os espetáculos, que tem atuação, direção e criação dramatúrgica por José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla Resende.

AS PRODUÇÕES

“O Deserto da Memória” fará sua estreia dando luz à história de um local místico e cercado de mistério. Trata-se de um deserto que possui consciência própria, funcionando como um cérebro que se lembra e esquece das coisas aos pouquinhos, conforme vão sendo enterradas e desenterradas na areia. Lugar onde estão sepultados os corpos daqueles que lutaram contra um autoritário governo.

No decorrer das cenas, vários caminhos se entrecruzam. Uma velha segue à procura de uma pessoa que há muito tempo não visita; um velho se perde de seu menino; uma menina brinca entre as dunas, descobrindo objetos e suas histórias. Enquanto alguns buscam memórias escondidas, outros preferem que as coisas permaneçam no esquecimento.

“Infernal: Vozes de Dostoiévski” é monólogo de um ato que foi construído a partir da obra “Irmãos Karamázov”, de Fiodor Dostoievski. Após a perda de seu filho, um homem entra em desespero profundo. Encarnando as vozes e as dores de várias personagens de Dostoievski (Capitão Sniéguiriov, Dmitri, Ivan, Aliócha, Lise, Grúchenka), reflete sobre temas como a existência do sofrimento, a importância do amor entre os homens, a desigualdade social, as feiuras e bonitezas do mundo. É um espetáculo sobre o amor e também sobre maldade.

SERVIÇO

“O Deserto da Memória” – dia 1 de junho de 2019 às 20h30. Classificação indicativa: 10 anos.
“Infernal: Vozes de Dostoiévski” – dia 2 de junho de 2019 às 20h30. Classificação indicativa: 14 anos.

Local: Centro social Paróquia São João Batista – Av. José Manoel do Reis, 523 – Bela Vista do Paraíso
Ingressos gratuitos e distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação.

*Com Núcleo de Comunicação de Londrina