Teatro da Paixão de Cristo não será apresentado nesse ano em Bela Vista

A já tradicional encenação da Paixão de Cristo não será realizada nesse ano em Bela Vista do Paraíso. O evento terá um “ano sabático” e deve retornar em 2020. No entanto, trechos dessa passagem bíblica serão encenados, em apresentação mais modesta, durante a via sacra que terá início às 19h30 desta Sexta-Feira Santa (19), em frente à Capela Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Primavera, e termina na Paróquia São João Batista (Matriz).

A apresentação é realizada pelo grupo de teatro da paróquia e organizada por Fabrício Rabelo Aroni, Flávio Moraes e Ezio Pires Neto. Segundo Aroni, já havia uma desejo de promover mudanças na peça teatral. “Algo me incomodava porque a Paixão de Cristo já não estava mais tendo a função que tinha, de evangelizar. Ele simplesmente era um teatro, porque a gente ia lá, todo mundo já ‘mecânico’, decorado, ensaiava e apresentava. Já não tinha aquela coisa de resgatar as pessoas, de convidar pessoas diferentes para apresentarem. Não mudava quase nada, então a gente estava saturado”, disse.

Ele afirmou que o grupo preferiu cancelar a apresentação desse ano e planejar as mudanças, criar equipe, remodelar e buscar financiamento.  “Precisa ficar claro que a Paixão de Cristo não acabou. Já estamos planejando, temos ideias, estamos com algumas coisas engatilhadas e depois que passar a Semana Santa vamos começar a reunir novamente, começar a trabalhar desde já”, informou.

Fabrício Aroni contou que a apresentação começou a ser feita em 2011. Algumas peças já eram apresentadas por grupos de jovens da paróquia, mas o evento cresceu, inspirado em apresentações realizadas em Maringá. Para ele, o início foi a parte mais difícil, já que o grupo de teatro não possuía cenários, figurinos, nem dinheiro para custear tudo isso.

Mas o evento foi tomando corpo com a participação de membros da comunidade, que ajudaram nas pinturas, na produção das roupas e no financiamento, que também foi feito através de campanhas. “Nossa arte é para evangelizar, então se uma daquelas pessoas saiu diferente dali, já está valendo”, afirmou.

Apesar da pausa na encenação da Paixão de Cristo, o grupo de teatro tem outras produções no cronograma de 2019, como “O Milagre de Lanciano”, prevista para 15 de junho; um teatro sobre a vocação da família, em agosto; e outro sobre Nossa Senhora, em outubro.